terça-feira, dezembro 07, 2004

Livre infomaré

Laboratório de Conhecimentos Livres vai mostrar em Porto Alegre que é possível apropriar-se de tecnologias livres para produzir multi-média, artes ou música.

Rita Freire - Outras palavras

Uma amostra grátis do que pode acontecer no Laboratório de Conhecimentos Livres dentro do Acampamento da Juventude do próximo Fórum Social Mundial foi oferecida, no último dia 20 de novembro, por grupos de jovens criadores de médias livres com ajuda de um veterano entusiasta: o músico e ministro Gilberto Gil.

São iniciativas distintas, mas vários colectivos que participarão no laboratório em Porto Alegre integram também uma rede chamada “Articuladores”, que se dedica a construir projectos para disseminar o uso de tecnologias livres em projetos de comunicação e arte populares, um ponto alto das actividades previstas por eles para o próximo FSM.

No encontro com Gil, os Articuladores montaram um laboratório a jato para mostrar na prática que os equipamentos e programas livres podem substituir tecnologias proprietárias que enriquecem as indústrias fonográficas e de audio-visual e tornam as produções artísticas um privilégio dos que podem pagar por elas.

Mais do que isto: se não fossem as patentes, direitos de autor e códigos fechados que bloqueiam conhecimentos simples de informática, qualquer colectivo poderia transformar as produções culturais de sua comunidade em arte disponível pela internet.

Como experiência pioneira, Gilberto Gil gravou uma música já disponível na Internet, utilizando para a sua produção erealização apenas software livre.

No laboratório de conhecimentos livres, estão previstas actividades envolvendo diagramação, desenho e desenvolvimento de sites, construção de rádios livres, manutenção e reciclagem de microcomputadores, laboratórios de desenvolvimento de software (Hacklab), uso de arte na comunicação, criação de rádio web, TV web, vídeo activismo e trocas de ideias sobre propriedade intelecual – como as que propõem copyleft ou creative commons.

Sem comentários: