quarta-feira, junho 30, 2004

“Um Outro Mundo é Possível”

Fórum Social Mundial 2005
Porto Alegre (Brasil) – 26 a 31 de janeiro de 2005



Chamamento a intérpretes, tradutores/as e técnicos/as voluntários/as


Em 2005, o Fórum Social Mundial (FSM) vai acontecer na cidade de Porto Alegre, remodelando ruas, praças, armazéns e parques, procurando transformar em realidade algumas das alternativas que propomos para um outro mundo. O Comitê Organizador do FSM definiu uma forma ainda mais inclusiva e participativa para organizar o evento de 2005. O processo busca a participação e a interação crescentes, não apenas nos discursos e no encontro de ideias, mas também na forma como o próprio Fórum será realizado. Uma novidade desse processo é a consulta temática que já está no ar (), através da qual se busca identificar questões, problemas, desafios e propostas para o FSM 2005.

O trabalho voluntário é um componente-chave desse avanço, que deve integrar, entre outros aspectos, processos culturais, uma arquitetura que respeite o meio ambiente e práticas de economia solidária. Dentro dessa perspectiva, outra decisão política importante foi a de que todo o trabalho relacionado com a tradução, que envolve intérpretes, tradutores e técnicos, será voluntário e que os equipamentos levarão em conta a economia solidária e o uso de software livre. Tudo isso reforça a ideia de que esse trabalho não é mais um “serviço” a ser contratado, mas sim um esforço de convergência e militância: uma maior diversidade de idiomas leva a uma representação mais ampla de culturas e, portanto, a uma maior participação.

Para garantir a tradução simultânea e escrita e o apoio técnico para a tradução durante o FSM 2005 serão necessárias ao redor de 1.400 pessoas. Partimos das seguintes premissas:

- O trabalho deve ser 100% voluntário
- Prioridade para voluntários/as da região (estados brasileiros e países vizinhos)
- A ampliação dos idiomas oficiais para 12: castelho, inglês, francês, português, árabe, chinês, russo, hindi, telegu, japonês, quéchua, suahili e, se possível coreano e tailandês.
- Esse chamamento diz respeito única e exclusivamente ao evento do FSM. Outros eventos paralelos, embora relacionados ao FSM, não estão incluídos.

Convocamos pessoas que, além do seu idioma materno, dominem um outro idioma e, sobretudo, intérpretes e tradutores profissionais que se disponilizem para realizar esse trabalho voluntário como parte de uma militância para com o movimento altermundialista e contra a guerra. Para ser voluntário durante o evento FSM 2005, é necessário estar disponível por um mínimo de 8 dias: de 24 a 31 de janeiro (do começo ao fim do evento) de 2005. Buscaremos encorajar a participação voluntária local, além de hospedagem e alimentação solidárias. Já a tradução escrita pode ser realizada desde já e durante o evento sem que a presença física no local seja necessária.

O Comité Organizador do Fórum Social Mundial convida você a participar de uma das experiências mais desafiadoras desde a criação do Fórum Social Mundial. Sua participação é essencial. Traduzindo os debates do FSM, você vai tornar possível a participação activa de mais de 100.000 pessoas, independente do conhecimento que tenham dos idiomas estrangeiros.

Você pode inscrever-se como voluntário através das redes Babels ou Nomad, dependendo da sua disponibilidade, vontade e habilidade.

Se você quiser trabalhar com interpretação simultânea e tradução voluntária, por favor inscreva-se no site www.babels.org/registration – clique em fsm-wsf 2005 (intérpretes) ou transtrad (tradução escrita).

Sem comentários: