quarta-feira, junho 23, 2004

Adeus, direitos humanos III

Washington montou uma rede internacional de prisões onde se eliminam as garantias dos detidos e se pratica com frequência a tortura. Outras Palavras

Tiago Soares (traduzido por PP)

Desculpa esfarrapada

Para justificar essa prática, Washington argumenta que o envio de suspeitos para prisões clandestinas deve-se à maior intimidade dos serviços secretos desses países com os costumes islâmicos, bem como a existência de maiores facilidades para romper barreiras linguísticas. Esses factores, explicam, tornaria mais eficiente o trabalho de investigar e interrogar possíveis terroristas, o que resultaria em informação preciosa – e rápida.

Além disso, existe o interesse político por parte desses países no enfraquecimento dos grupos islâmicos mais radicais, que representam uma ameaça ao poder fortemente centralizado dos seus governos.

Muitos, porém, discordam das justificações oferecidas pelo governo norte americano, bem como da qualidade da informação obtida. Afinal de contas, a maioria desses países para os quais os suspeitos são enviados já foram acusados pelos próprios EUA por desrespeito aos direitos humanos. E a prática parece ser comum já há algum tempo. “Tem aumentado o número de suspeitos de ligação com a Al-Qaeda transferidos de volta para cá, mas não tem havido qualquer anúncio oficial relativo a essas transferências” declarou em entrevista Ahmed Moussa, correspondente do jornal egípcio Al-Ahram especialista em segurança interna (Christian Science Monitor - US ships Al Qaeda suspects to Arab states). E afirmou ainda: “É certo que (os serviços secretos de países islâmicos) têm mais experiência nisso que a CIA. Mas os egípcios, e especialmente os sírios, recorrem frequentemente à tortura”.

E não é só isso. Além de criminosa, a informação obtida através de tortura é, muitas vezes, pouco fiável. “(Quando se tortura) obtem-se qualquer tipo de confissões, que acabam por se revelar completamente falsas ”, declarou Milton Bearden, ex-agente da CIA (The Observer - Secret world of US jails). “Além disso, entregar um prisioneiro para alguém que vai sde certeza torturá-lo é tão condenável como se fosse a própria CIA a fazê-lo.”

Sem comentários: