sexta-feira, maio 28, 2004

5 passos para o fim da guerra

Os EUA estão perdendo a guerra no Iraque. O governo Bush perdeu a batalha pelos corações e pelas mentes dos iraquianos. Quatro em cada cinco Iraquianos tem uma visão negativa da autoridade provisória e dos soldados dos EUA. Com a exposição dos escândalos de tortura em Abu Ghraib, os EUA perderam qualquer sombra de autoridade moral que possam ter conquistado anteriormente no Iraque, no mundo árabe ou junto da comunidade internacional. Até em casa, o presidente Bush está a perder apoio vertiginosamente; a maioria dos norte-americanos acredita que a guerra não vale o preço que se está a pagar, e 64% dos norte-americanos acreditam que o presidente não tem um plano claro para o Iraque.

O novo plano de cinco passos de Bush para "ajudar o Iraque a alcançar a democracia e a liberdade" não é novo, não dará passos concretos para resolver a crise nem criará nada que se assemelhe a democracia ou liberdade. Pelo contrário, é uma fórmula de manter a ocupação e a matança de centenas de soldados e milhares de iraquianos, além da destruição do Iraque.

Nossos cinco passos para Ganhar a Paz

Os EUA devem encerrar a ocupação agora e retirar as tropas do Iraque. Todas as leis impostas por Washington, sobre a Economia, o Petróleo e a Segurança devem ser revogadas. O Conselho de Segurança deve recusar-se a avalizar a resolução rascunhada pelos EUA e pelo Reino Unido para dar cobertura a uma guerra ilegal, e as Nações Unidas devem recusar-se a participar na ocupação norte-americana.

Só quando acabar a ocupação é que um contingente das Nações Unidas, apoiado pela Liga Árabe e a Organização da Conferência Islâmica, deverá ser empossado, para apoiar o Iraque na gestão da assistência internacional, na organização de eleições e nos planos para a reconstrução e para o seu efectivo desenvolvimento.

Os primeiros passos para uma grande campanha contra o racismo e contra a demonização dos iraquianos, palestinos e outros árabes devem ser a abertura da prisão de Abu Ghraib e a abertura de um processo, por tortura e maus tratos a prisioneiros, das mais altas autoridades civis e militares dos EUA. O Pentágono deve desistir de usar empresas de segurança privadas, cuja acção é incontrolável, em qualquer zona de combate.

Outras palavras

Sem comentários: