Não é piada, veio no EXPRESSO:
"Portugal é o 16.º país mais globalizado do mundo, à frente da Alemanha, da Itália e do Japão, de acordo com um estudo da consultora A.T. Kearny, hoje divulgado.
«A boa prestação do nosso país em termos de integração económica, contacto interpessoal, conectividade tecnológica e compromissos políticos coloca-nos entre as 20 nações mais globalizadas do mundo», em 16.º lugar, lê-se no comunicado da A.T. Kearny.
O índice de globalização da consultora - baseado em 14 variáveis, entre as quais fluxos de capital, atracção de investimento directo estrangeiro ou tráfego telefónico - ordena 62 países que representam 96 por cento da riqueza produzida mundialmente e 84 por cento da população mundial.
No topo da lista dos mais globalizados está a Irlanda, seguida de Singapura, Suíça e Holanda.
Atrás de Portugal, em 18.º lugar, está a Alemanha, melhor do que a Itália (25.º) e do que o Japão (29.º).
O director da A.T. Kearney em Lisboa, Jorge Pereira da Costa, entende ser ainda «possível melhorar os níveis de globalização» em Portugal, num processo que dependerá de alterações na estrutura produtiva e de apostas na inovação.
O mesmo responsável refere também que os níveis de globalização e os indicadores de bem-estar e desenvolvimento social das populações estão relacionados, pelo que é desejável que o primeiro continue a melhorar.
A países mais globalizados está também associada uma maior longevidade de vida das pessoas, com mais saúde e onde as mulheres usufruem de maior progresso social, educacional e económico, refere o comunicado."
Sem comentários:
Enviar um comentário