segunda-feira, janeiro 26, 2004

FSM - Davos I

O primeiro é um dos fundadores do FSM, em 2001, o segundo criou o Fórum Económico mundial de Davos, em 1971. O Liberation confronta Chico Withaker (em Mumbai) e Klaus Schwab (em Davos) com as mesmas 5 questões.

1ª questão – depois de 4 anos de Fóruns cruzados, qual a vossa opinião do outro Fórum?

Chico Whitaker : Davos perdeu a sua pretendida legitimidade. A prova é que depois de 2001, tudo gira em redor do tema “reconstruir a confiança”. Qual? A do sistema ou a do Fórum? As ONG que iam à Suiça porque era o único sítio no Planeta a discutir a globalização têm agora uma alternativa: ir ao FSM. Eles escolherem juntar-se aos movimentos sociais, já que aí, pelo menos, existe um verdadeiro diálogo.

Klaus Schwab : Os altermundialistas não podem limitar-se a criticar de forma estéril o “sistema” que alberga todos os males. Para um mundo melhor temos que investir no crescimento da economia e da segurança; é por isso que a sociedade civil não pode excluir do diálogo todo um sector da sociedade como as empresas e as organizações internacionais em nome de uma ideologia. O risco que existe é o do FSM se desmoronar se não corrigir as suas diferenças e divergências nestes pontos.

Traduzido por Paulo Pereira daqui

Sem comentários: