domingo, dezembro 21, 2003

SUL > NORTE

Consumo, Comércio e Desenvolvimento
Boletim da Latitude zero. Dezembro, 20 2003

O Triunfo dos Pobres

42 milhões de pessoas saíram da pobreza graças ao microcrédito. Iniciado no Bangladesh, este sistema de pequenos empréstimos a pessoas desfavorecidas tem-se revelado um êxito mundial, mesmo nos países mais ricos. Até 2005, decorre uma campanha internacional para levar esta ferramenta até junto de 100 milhões de famílias. Em Portugal, o microcrédito é concedido através da Associação Nacional de Direito ao Crédito (andc@mail.telepac.pt).


Israel Cede no Comércio

Israel obriga-se a indicar se os produtos que exporta para a União Europeia procedem do seu território ou das zona ocupadas ilegalmente na Palestina. Esta cedência, que implica taxas aduaneiras maiores para os produtos dos territórios ocupados, representa também uma vitória política da UE. Percebe-se: a UE é o principal parceiro comercial do estado israelita.


Pequenos julgam Gigante

Após 10 anos de espera, os camponeses e indígenas equatorianos conseguiram sentar no banco dos réus a petrolífera norte-americana Chevron Texaco. Durante 28 anos, alegam, aquela empresa multinacional fez numerosas descargas e emissões nocivas para o meio ambiente. Daqui resultaram a destruição dos recursos naturais e a consequente degradação da economia local.

Latitude zero.

Sem comentários: