domingo, dezembro 21, 2003

ECOSFERA

Ambiente
Boletim da Latitude zero. Dezembro, 20 2003


O Crepúsculo do Petróleo

Dois livros recém-editados nos EUA mostram que a era do petróleo chegou ao fim, com a produção mundial condenada a decrescer. Perante esta inevitabilidade, várias soluções são sugeridas: desenvolver energias alternativas e/ou tomar conta das reservas que ainda existem, mesmo que para tal seja necessário invadir o Iraque...


Emagrecimento Global

Uma nova geração de dietas ricas em proteínas e pobres em hidratos de carbono pode agravar a pressão sobre os recursos naturais do planeta. Caso estes regimes se imponham, mais dez por cento da já depauperada área florestal desaparecerá e os terrenos agrícolas serão mais erodidos, exigindo um reforço de fertilizantes e pesticidas.

Triste Aniversário

Há 19 anos, cinco mil habitantes de Bhopal, na Índia, morreram devido a uma explosão numa fábrica de pesticidas. Apesar desta tragédia, a indústria química mundial continua a dar poucos sinais de ter aprendido a lição. O exemplo da Union Carbide, a companhia norte-americana proprietária da fábrica de Bophal – que poucas compensações atribuiu às vítimas – não tem ajudado. Mesmo nos EUA, muitas destas fábricas continuam a colocar em risco milhões de vidas.

Latitude zero

Sem comentários: