segunda-feira, dezembro 22, 2003

CIDADANIA GLOBAL

Sociedade Civil e Direitos Humanos
Boletim da Latitude zero. Dezembro, 20 2003

Acesso ao Ensino

Na Etiópia, 31% de uma população de 62 milhões de pessoas sobrevive com menos de um dólar por dia, uma situação que se reflete no acesso das crianças à rede educativa. Para combater o absentismo, a organização Ajuda em Acção criou o ACESS, um sistema que permite a escolarização em aldeias que não dispõem de centro escolar, através da construção de pequenas escolas, com materiais básicos e de baixo custo. Um programa já aplicado em 72 aldeias e que pretende escolarizar 22 mil crianças em três anos.


Remédios Mortais

A Organização Mundial de Saúde estima que 25% dos medicamentos dos países do Sul são falsos, podendo por isso causar a morte. A este respeito, a OMS colocou em marcha uma campanha contra o tráfico de medicamentos, centrada essencialmente nos países do Sudeste Asiático, onde a situação toma proporções mais alarmantes. Após a campanha em Myanmar, China, Laos, Camboja , Vietname e Tailândia, a sensibilização e o alerta chegará ao continente africano.


Amordaçar a Net

Nos últimos 2 anos, 10 pessoas foram presas e condenadas a penas longas no Vietname, sob a acusação de utilizarem a internet para a divulgação de artigos anti-governamentais, ou seja, pela denúncia de violações de direitos humanos e liberdades fundamentais por parte das autoridades vietnamitas.


Site do Mês
www.understandingprejudice.org

Desde 2002 que este recurso educativo online procura contribuir para a eliminação das várias manifestações do preconceito. É uma base de dados com documentação variada sobre o tema, de acesso gratuito. Além de investigadores universitários, várias organizações cedem informação para enriquecer este site, de vocação essencialmente pedagógica. Em nome da diversidade.

Sem comentários: