terça-feira, dezembro 16, 2003

O pragmatismo das coisas

Sobre o aborto

aqui escrevi sobre os argumentos dos "pró vida" pelo que não vale pena voltar a falar nisso.

O principal problema da lei que criminaliza o aborto é que na prática só piora as coisas.

Só no Hospital de Vila Franca, mais de 12 mulheres (!) chegam às urgências diariamente porque abortaram ilegalmente . As consequências desta realidade são terríveis:

1 - Quando induzem o aborto, não o fazem correctamente e não são assistidas pelo que muitas vezes a coisa complica-se e têm de ir de urgência para o hospital.

2 - Estas mulheres são sujeitas a uma intervenção de urgência (sem anestesia) em muito piores condições do que aquelas que teriam num aborto assistido desde o início.

3 - Os médicos obstretas são canalizados para estas urgências, pelo que o serviço de partos dos hospitais baixa de qualidade.

4 - O estado gasta muito mais dinheiro, já que o número de urgências tendo como causa complicações de abortos provocados é astronómico.

Resumindo, continuam a fazer-se abortos, mas em condições muito piores, os hospitais baixam a qualidade dos seus serviços e o Estado gasta mais dinheiro. Afinal, o que é que ganhamos com esta lei?

PS - No essencial estou de acordo com o Pedro Caeiro do Mar Salgado; o outro post foi só para lembrar um facto completamente esquecido...

Sem comentários: