Neste Outono gelado, com a gripe a atacar sem dó nem piedade, fica aqui uma lista de receitas contra a gripe, utilizando plantinhas, flores, folhas e óleos essenciais. Power to the plants!!
Alho (Allium sativum)– comer cru nas saladas. Não terás grande sucesso no amor e nas conquistas, mas a gripe também não convida lá muito à socialização.
Lúcia lima– decocção durante 25 minutos de 100 grs de folhas secas por litro de água. 2 chávenas por dia. O melhor é plantar a Lúcia lima (também chamada Erva Luísa) perto de casa, no quintal ou na varanda. É daquelas plantas medicinais que são boas para muita coisa, com a vantagem de serem cheirosas e saborosas.
Verbena officinalis
Borragem – Infusão de uma colher de folhas secas por chávena; 3 chávenas por dia. A apanhar no campo, convém que não seja à beira da estrada (onde se dão excelentemente).
Borrago officinalis
Eucalipto (Eucaliptus globulus) – Cocção de 20 gr de folhas secas por litro de água. 2 chávenas por dia adocicadas com uma beca de mel. Esta é a utilização interessante do Eucalipto; a pasta de papel foi um acidente de percurso.....
Loureiro (Laurus nobilis) – 4 gotas de óleo essencial, três vezes ao dia. Convém comprar o óleo; se experimentarem espremer as folhas de Loureiro, não obterão óleo (muito menos óleio essencial). O azeite do refogado, mesmo que feito com abundância de folhas de Louro também não serve....
Alecrim – Infusão de folhas e flores secas. 3 chávenas por dia. O alecrim é daquelas plantas fantásticas, floridas a maior parte do ano, que têm múltiplos usos, medicinais e culinários. É bom ter sempre um alecrim perto de ti, sempre à mão.
Rosmarinus officinalis
Nota metodológica - o Alho, o Eucalipto e o Loureiro toda a gente conhece; por isso, não ilustrei com fotografias lindas...
PS - Isto de ser alternativo tem que ser uma coisa concreta, palpável, não pode ser só blá blá....
Sem comentários:
Enviar um comentário