Enquanto era amavelmente escovado e penteado pelos artistas americanos, Saddam fez uma lista dos trabalhos feitos para os seus ex-aliados na administração Carter, Reagan e Bush (pai), trabalhos pelos quais requereu o pagamento dos salários em atraso:
1979: Chega ao poder, com o olhar aprovador do seu novo amigo Americano; na guerra fria transferiu a sua lealdade do lado Russo para o lado Americano.
1980: Invade o Irão (nessa altura era o país com o título incontestado de “eixo do mal”), com o encorajamento e as armas dos Estados Unidos.
1982: Reagan retira o regime de Saddam da lista americana daqueles que financiavam o terrorismo.
1983: Saddam recebe Donald Rumsfeld em Bagdad. Concorda com uma “relação séria e duradoura” com as empresas americanas.
1984: O departamento Americano do Comércio autoriza a exportação de aflotoxinas utilizadas no fabrico de armas biológicas pelo Iraque.
1988: Gazeamento dos Curdos em Halabia, Iraque.
1987-88: Barcos de guerra Americanos destroem plataformas petrolíferas Iranianas no Golfo Pérsico e quebram o bloqueio naval Iraniano ao Iraque, permitindo ao Iraque ficar em vantagem frente ao seu vizinho.
Hoje em Bagdad, o substituto de Saddam, Paul Bremer, aparentou ter conhecimento do trabalho do seu predecessor para os Estados Unidos quando disse aos Iraquianos:
Durante décadas, vocês sofreram às mãos deste homem cruel. Durante décadas, Saddam Hussein dividi-os e ameaçou atacar os vossos vizinhos.
É que durante décadas, todos esses horrores, ameaças e mortandades foram financiadas pelos EUA. Tantos anos na folha de pagamentos dos EUA, tanto trabalho bem feito, e nem uma palavrinha de agradecimento, nada, nem sequer uma t-shirt com uma graçola escrita, népias...
Adaptado criativamente daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário