sexta-feira, dezembro 19, 2003

A alterglobalização III

Por FRANÇOIS HOUTART

É um facto que os objectivos gerais definidos pela Carta de Princípios dos Fóruns constituem a linha directriz dos encontros, mas existem grandes diferenças ao nível da crítica do sistema dominante e da formulação de novas opções. Com efeito, uma coisa é exprimir a reacção das vítimas e outra é conduzir uma acção verdadeiramente anti-sistémica. Quanto às soluções propostas, oscilam entre “humanizar” a marcha capitalista e “substitui-la” por uma outra lógica. Tudo isto tem lugar sob a forma de um movimento que conseguiu criar uma consciência colectiva, um facto cultural novo à escala mundial, operando a passagem do “não existem alternativas” de Margaret Thatcher para “um outro mundo é possível”.

Uma palavra de ordem não é, porém, suficiente para mudar o universo. A acção continua a ser essencial e a eficácia política indispensável. Disto resultaram os contactos com o mundo político, prudentes porque orientados pelo receio de se ser instrumentalizado, mas considerados necessários para que se consiga que as alternativas tenham uma tradução concreta. A questão das relações entre os fóruns e os partidos políticos está contudo bem longe de ser resolvida, indo conhecer talvez novos desenvolvimentos no Fórum Social Mundial de Mumbai (antiga Bombaím, Índia) de Janeiro de 2004.

Os Fóruns Sociais estão colocados perante uma série de questões internas e externas. No plano interno, reúnem sindicatos operários com orientações diferentes e muitos outros movimentos sociais, sendo cada um deles portador de culturas de luta específicas. Neles convergem também organizações não governamentais (ONG), muitas das quais dotadas de significativos meios financeiros e de pessoal, correndo-se o risco de que dominem os debates. Não estão ausentes das escolhas das intervenções e das conferências estratégias individuais ou institucionais.

Resumido do artigo Forças e fraquezas do movimento por uma outra globalização do Le Monde diplomatique - edição portuguesa, Novembro de 2003.

Sem comentários: