segunda-feira, novembro 10, 2003

Os amigos dos oligarcas

É muito interessante e revelador observar as reacções "ocidentais" desde que a justiça russa mandou prender o sr. Mikhail Khodorkovski, o patrão da petrolífera Iukos e mais rico homem da Rússia, sob acusações de fraude.

A maioria dos russos, segundo revela uma sondagem, estão de acordo com a investida da justiça do seu país.

Na opinião dos eruditos "ocidentais" (europeus e americanos) a questão da eventual fraude é irrelevante e não se põe. Não importa se o sr. Khodorkovski fez fraude ou não: o que importa, claramente, é que ele -- e os restantes oligarcas russos -- são uns tipos porreiros, nossos amigos e muito úteis para nós, e portanto o Estado russo deve tolerar todas as patifarias que eles eventualmente façam -- e fechar os olhos a todas as patifarias que, consabidamente, fizeram para obter as suas fortunas.

Nos jornais e opiniões eruditas "ocidentais" só se vêm opiniões angustiadas e irritadas clamando contra o presidente Putin -- alegadamente instigador da campanha judicial contra Khodorkovski -- e contra o desvio anti-democrático da política russa. Claramente, acusar o sr. Khodorkovski de fraude só pode ser sintoma de falta de democracia. Jamais um bom democrata acusaria um indivíduo tão nosso amigo de tal coisa -- mesmo que, muito provavelmente, concede-se, o sr. Khodorkovski não seja um modelo de honestidade.

Nestes momentos cruciais vê-se como o dinheiro e os interesses falam alto, cá no "Ocidente"...

Luís Lavoura

Sem comentários: