sábado, novembro 22, 2003

Mercado Livre na ALCA I

Maciça artilharia ondas de choque de hipocrisia

Antes da cúpula comercial de Doha de 2001, Zoellick disse, "dada a relativa abertura da América, nós só podemos manter apoio doméstico para o comércio se mantivermos leis firmes, efetivas contra práticas desleais... Portanto nós vamos continuar a insistir que qualquer consideração do papel da OMC tenha como foco elevar as práticas dos outros ao nível dos padrões dos EUA a fim de que as empresas e trabalhadores americanos possam competir em um campo equilibrado" (1). Essa hipocrisia é tão enorme que só pode ter a intenção de inspirar choque e horror.

Mais um exemplo, em 2001 os EUA subsidiaram seus produtores de algodão num total de aproximadamente 1 bilhão de dólares além do valor internacional de mercado de sua colheita. Como ressaltou Kevin Watkins da Oxfam, os produtores de algodão africanos "perderam aproximadamente 200 milhões de dólares em 2001 como conseqüência direta dos subsídios agrícolas norte-americanos. Para colocar esta cifra no contexto, ela torna irrisória a quantia que os governos da região recebem na forma de auxílio dos EUA ou alívio da dívida com a Iniciativa para os Países Pobres Fortemente Endividados (HIPC) (2). Ainda em 2002 os EUA aumentaram os subsídios agrícolas em 10% comparado com 2001.

Watkins também ressalta que as taxas de importação auferidas pelos Estados Unidos do empobrecido Bangladesh são geralmente iguais ou maiores que aquelas auferidas da próspera França devido a que o regime tarifário dos EUA favorece seus parceiros comerciais europeus em detrimento dos países em desenvolvimento mais pobres. Isso coloca num necessário contexto outra das falsas alegações de Zoellick, que as tarifas médias dos EUA são as mais baixas entre a elite mundial dos países ricos da OCDE. É verdade apenas porque os EUA têm a capacidade de bater nas nações pobres indefesas e roubá-las, mas é forçado a comerciar mais lealmente com as economias mais fortes de seus principais parceiros comerciais como a UE.


Por Toni Solo

1 - "OMC - Delegado Comercial dos EUA diz que outras nações devem se "comprometer" ou o encontro da OMC em Doha pode acabar fracassando", International Trade Daily, 31 de outubro de 2001.

2 - "Hipocrisia comercial: o problema com Robert Zoellick" Kevin Watkins, 20/12/2002 www.opendemocracy.net

Sem comentários: