Reenvio esta nota, agora com as fotos fantásticas do José Vicente! Ganda Zé!
Para complementar (rivalizar com) as notas botânicas, venho escrever sobre fungos. Mais propriamente, macrofungos. Para quem está menos familiarizado com a coisa, macrofungos são todos os fungos que produzem frutificações macroscópicas, vulgarmente chamadas de cogumelos. Sim, quer dizer que os cogumelos não são mais do que frutos. O fungo propriamente dito vive embrenhado no substrato do qual se alimenta, que pode ser o solo, a folhada, madeira em decomposição, plantas vivas, etc.
Apesar de muitas vezes passarem despercebidas, há milhares de espécies de macrofungos com as mais variadas formas e feitios. Quer isto dizer que os cogumelos não são só aquelas coisas com um pé e um chapéu das quais a maioria da população tem medo. Também não são só as coisas que vêm em latas e acompanham os bifes. Há-os comestíveis, venenosos e indiferentes culinários (acho que do ponto de vista do cogumelo, esta característica é irrelevante), grandes e pequenos, bonitos e feios, bem e mal cheirosos, doces, amargos e picantes. Para encontrá-los basta sair ao campo, principalmente no Outono.
Infelizmente, os portugueses sabem pouco de macrofungos. Algumas pessoas (maioritariamente não citadinas) conhecem menos de meia dúzia de espécies com as quais se fazem uns petiscos. Outros preferem os que batem, qualquer coisa parecida com Psilocybe cubensis (raramente o conhecem fresco - costuma ser consumido seco). Há os que também conhecem a Amanita muscaria, o cogumelo encarnado com pintinhas brancas que aparece nos desenhos animados. Mas o conhecimento macromicológico português tende a ficar por aqui.
Cá ficam alguns exemplos:
Armillaria mellea (José Vicente - Outubro de 2003)
Astraeus hygrometricus (José Vicente - Outubro de 2003)
Fistulina hepática (José Vicente - Outubro de 2003)
Ramaria neoformosa (José Vicente - Outubro de 2003)
Espero que com estas notas possa contribuir para despertar a vossa curiosidade. Quem sabe se não vou conseguir acordar o micólogo que há dentro de vós?
Sara Branco
Como repararam, as fotografias são fresquinhas, tiradas neste Outono por José Vicente, no parque natural de Montesinho. Se quiserem podem ir aqui dizer o que acham das fotografias.
PP
Sem comentários:
Enviar um comentário