25 DE OUT - 15:00H - LARGO CAMÕES
A invasão e posterior ocupação do Iraque pelos Estados Unidos da América e os seus mais fieis aliados, à revelia do Conselho de Segurança da ONU e apesar do clamoroso repúdio da opinião pública, teve como pretexto a posse pelo Iraque de armas de destruição maciça e ligação do regime iraquiano à Al-Qaeda.
Seis meses volvidos nenhuma destas alegações se confirmou!
A ocupação mantém-se e não obstante os EUA terem declarado oficialmente o fim da guerra no dia 01.05.03, todos os dias se verificam confrontos militares.
Entretanto os EUA, conscientes do seu isolamento e da sua incapacidade para lidar com a situação, empreenderam novas manobras para envolver países que se opuseram à invasão afim de mitigar o seu isolamento.
A decisão do Governo Português de enviar forças militarizadas da GNR para o Iraque, coloca uma vez mais Portugal em confronto com a legalidade internacional e é contrária aos interesses nacionais.
O agravamento da situação no Iraque e do conflito Israel-palestiniano, com os EUA a apadrinharem a política militarista de Ariel Sharon, de que é exemplo o recente bombardeamento israelita da Síria, torna a situação ainda mais explosiva em toda a região.
No passado dia 27 de Setembro em diversas cidades europeias de novo saí-ram à rua dezenas de milhares de manifestantes para exigirem o fim da ocupação.
No próximo dia 25 de Outubro nos EUA, pela primeira vez, os principais movi-mentos pela paz uniram-se em torno de uma plataforma e convocaram para Washington uma importante manifestação para dar corpo ao crescente descontentamento popular à política de Bush para o Iraque e Médio Oriente. Nesse mesmo dia está prevista a realização de diversas manifestações em várias cidades europeias.
Sem comentários:
Enviar um comentário