quarta-feira, outubro 29, 2003

Baobá - Ameaça terrível ou benesse da natureza?

Fique a saber toda a verdade nas próximas linhas....

Pelos avisos aterrorizantes do Princepezinho, esse grande anti-fascista com a mania de seduzir inocentes raposas, o Baobá é nefasto:

Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá... O solo do planeta estava infestado. E um baoba, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando.



Para o Princepezinho, ele há as ervas boas e as ervas daninhas, e o Baobá encontava-se entre as últimas....
Esta desinformação enganou-me durante muitos anos, e só muito mais tarde é que descobri que o Baobá até era simpático (até lá, fez parte dos meus pesadelos...).

É a árvore gigante e sagrada de África. A sua longevidade é desnorteante! Pode atingir os mil, 2 mil ou 6 mil anos... apenas a sequóia e o cedro japonês podem competir com esta idade. Tudo o que esta árvore tem serve para a sobrevivência do ser humano, mesmo quando as áreas ao seu redor apresentam poucos ou nenhuns recursos.
Baobá é o nome usado na Enciclopédia de Diderot e D'Alembert (1751), e actualmente no Senegal, mas esta expressão muda de acordo com as diversas línguas nativas de cada país. Em Angola chama-se imbondeiro enquanto na Guiné-Bissau é pólon.


História
A descoberta marítima portuguesa permitiu o encontro de outras culturas e, inevitavelmente, de outras paisagens. Em 1445, quando os navegantes conduzidos por Gomes Pires chegavam à ilha de Gorée, descobriram o brasão de D. Henrique gravado em árvores. Árvores estas que foram descritas pelo cronista português Gomes de Eanes Zurara, que diz assim:
Árvores muito grandes e de aparência estranha; entre elas, algumas tinham desenvolvido um cinturão de 108 palmos a seu pé (25 metros ao redor). O tronco de uma baobá... rende uma fibra forte usada para cordas e panos; queima da mesma maneira que o linho. Tem uma grande fruta lenhosa como a abóbora, cujas sementes são do tamanho de avelãs; pessoas locais comem a fruta quando verde, secam as sementes e armazenam uma grande quantidade delas.

ÁRVORE-DE-PÃO-DE-MACACO, árvore-de-creme-tártaro, árvore-de-abóbora-amarga-etíope e árvore-de-pernas-para-o-ar, tudo isto são nomes para uma das criações de aspecto mais estranho da natureza: o embondeiro.
Segundo uma lenda árabe, o Diabo desenterrou o embondeiro, enfiou os ramos na Terra e deixou as raízes no ar.


Baobá é bom, iô
De facto a árvore encontra-se associada com o mal por toda a África, porque se acredita que espíritos malignos habitam os seus ramos.
Mas apesar de todas as suas associações, negativas, o embondeiro não tem falta de atributos positivos, dos quais os povos africanos tiram o máximo de vantagens.
Primeiro que tudo, o seu tronco maciço – o maior jamais registado tinha 45 m de circunferência – contém tecidos altamente absorventes e esponjosos.
Se se cortar uma fatia do tronco, sai água, que pode beber-se mesmo no meio de uma seca.
O fruto do embondeiro, com a forma de abóbora é chamado pão-de-macaco, serve para uma variedade de propósitos:

*A polpa pode comer-se
*Tem um sabor reminescente de creme tártaro; algumas tribos usam-no para coagular leite, a fim de fazerem um alimento parecido com o queijo, ou como remédio contra a desinteria e a febre.
*Comercialmente é utilizado na produção do látex.
*As sementes do fruto podem ser comidas cruas, transformadas em papa com milho moído ou mesmo torradas para se fazer uma bebida parecida com o café.
*O seu óleo também é comestível, sendo igualmente usado para fazer sabão.
*Depois de esvaziada da polpa, a casca dura do fruto serve de recipiente.
*Até a casca do embondeiro é útil, porque as suas longas fibras são boas para fazer corda ou tecido.

Moral da história:
Se o princepezinho não fosse preconceituoso, tinha conseguido viver do embondeiro por anos a fio, já que podia comer a polpa e as sementes, fazer queijo, ter óleo para fritar batatas, lavar-se com sabão, ter látex para fazer uns lindos botins, ter recepientes para a cozinha, e fazer roupa para se vestir; em vez disso, o puto andou práli às voltas com uma rosa inútil e depois teve que vir prá a terra chagar as raposas...

Moral II:
Nunca sigas os conselhos de um puto que tem a mania que sabe umas coisas e que é muita profundo e pensativo. Sobretudo, nunca acredites nele...

Ficha técnica: Adansonia digitata, da família da Bombacacea - bibliografia científica. Colagem de vários textos encontrados por aí...

2 comentários:

Anónimo disse...

maravilhoso sua irnformaçao e seu senso de humor

parabens

deste que vive em italia e agora esta interligado ao seu blog

walber

Maze disse...

As tuas informações sobre o BAOBÁ são muito apropriadas,porém sou neste 'momento'uma defensora do autor " Saint-Exupery " ,pois este é um livro que não se deve ler ao pé da letra; mas refletindo no que há nas entrelinhas... e são muitas no decorrer das páginas. É necessário estar atento as metáforas e lê-lo como se lê uma parábola, onde o mais importânte não é o óbvio, mas o que se faz de urgente despertar dentro do ser humano que se forma a cada dia.
Talvez o drama desencadeado pelo BAOBÁ tenha acontecido dento de sí por tê-lo lido antes de ter despertado em sí a devida compreensão para tal leitura.

Grata fico porém, pelas informações contidas no texto.