quinta-feira, outubro 30, 2003

O que é o MBA?

Para saber o que é o MBA, nada como transcrever a explicação que o sobretudo e sobre nada dá:

Andam a perguntar-me que movimentações são estas no blog, em que num repente foram acrescentados links de outros blogs, numa união que foi mudando de nome. A ideia é muito simples, trata-se de promover a solidariedade entre alguns blogs que, penso, estavam injustamente esquecidos. E isso faz-se com a mútua referência.

Com algum espanto meu, quase todos os convites efectuados foram aceites. Entretanto, mais dois blogs mostraram interesse em fazer parte do grupo, que actualmente é composto por 9 elementos. Os resultados, em termos de audiências, são óbvios. As audiências diárias deste blog mais que duplicaram, e os dados do contador “Bravenet” mostram que boa parte dos acessos são efectuados a partir de outros blogs da união.

Inicialmente foi proposto o nome UBM – União de Blogs Modestos. As primeiras reacções não foram muito favoráveis, tendo sido proposto em alternativa IBM – Interesting Blog Movement. Também não reuniu consenso, especialmente por ser em inglês. Em reacção, alguém sugeriu algo bem português, BROA - Bloggers Rebeldes Opinam Aqui! Para tentar ainda aproveitar a sigla IBM, foi sugerido passá-la para português, como Irmandade de Blogs Misteriosos (ou Mal-entendidos, Maledicentes, etc). Entretanto, alguns manifestaram-se a favor de UBM, tornando a coisa um pouco caótica. A última proposta de nome foi MBA – Movimento Blog Alternativo, tendo sido a que reuniu maior consenso e actualmente consta em 6 dos 9 blogs (já são 11 agora).


Ainda estamos longe de saber se este movimento poderá ser algum dia um case study de metabloguismo. No que me diz respeito, quero analisar nos próximos tempos o conteúdo dos outros blogs a fundo, e se todos fizerem um pouco isso, talvez se gere aqui alguma dinâmica de grupo espontaneamente. Tudo é diferente quando ainda se está no tempo dos pioneiros.

Sem comentários: