quarta-feira, outubro 29, 2003

Teias

Gostei de ver o ministro do Ambiente Theias (é assim que se escreve?) a defender a manutenção do ICN (Instituto para a Conservação da Natureza) no Ministério do Ambiente, dizendo inclusivamente que "a conservação não se deve mercantilizar" (e com esta atitude está claramente a arriscar a sua demissão: ou é muita estupidez ou é muita coragem e fortes convicções). É que parece que estavam a pensar passar o ICN para a secretaria de estado das florestas (pertencente ao Ministério da Agricultura), como se a única coisa que houvesse a "conservar" (neste caso, é mais gerir) fossem as florestas... Os incêndios deste Verão vieram lembrar-nos que a floresta é importante e devem ser feitos esforços para conservá-la, mas a solução não é transformar tudo o que há para conservar em bens florestais!!

O problema da conservação do património biológico e genético é comum aos outros patrimónios, como o património cultural, histórico ou arqueológico: não tem um preço, não obedece às leis do mercado, escapa à lógica neo-liberal (no fundo, o que queriam fazer corresponde a passar o IPA para a tutela do Ministério da Economia). E isso deve fazer imensa confusão na cabeça de muita gente....A este propósito haverá proximamente um post intitulado "Uma outra arqueologia é possível!". Por isso, não percam o próximo episódio, que nós também não!!!

PP

PS - depois destes dois posts seguidos a elogiar o PSD, quero ver se continuamos a ser classificados pelo Descrédito como extrema esquerda...

Sem comentários: