quinta-feira, setembro 18, 2003

Nota Numérica – O porquê do zero e a origem da numeração "Árabe"

Foi no Norte da Índia, por volta do século V da era cristã, que nasceu o mais antigo sistema de notação próximo do actual, o que é comprovado por vários documentos, além de ser citado por árabes (a quem esta descoberta foi atribuída por muitos anos – eu aprendi assim na escola).
Ainda existia nesta época a dificuldade posicional e os hindus passaram a usar a notação por extenso para os números, pois não podiam exprimir grandes números por algarismos.
O problema surgiu quando dois números diferentes eram escritos da mesma maneira:.

301 = dasa tri, que era escrito da mesma maneira que:
31 = dasa tri

Tendo em vista o problema na construção dos números como 31 e 301, os hindus criaram um símbolo para representar algo vazio (ausência de tudo) que foi denominado sunya.
Dessa forma foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas no número 301 e assim passaram a escrever:
301 = dasa sunya tri
(sim, o tri é três; eles escreviam a coisa ao contrário; ou melhor, nós é que escrevemos ao contrário, já que eles é que inventaram a coisa).
Os hindus tinham acabado de descobrir o zero!

Sem saber, apenas por necessidade, criaram a notação posicional e também o zero.

No entanto, já no séc III ac o zero tinha sido “inventado”. O zero foi o último número a ser inventado e o seu uso matemático parece ter sido criado pelos babilónicos. Mais recentemente, os babilónicos voltaram a atacar fazendo desaparecer as armas de destruição maciça graças às propriedades matemáticas do zero (vazio, ausência de tudo). Um destes dias, a administração Bush decreta o zero como um dos primeiros produtos do eixo do mal, e volta a instaurar o sistema numérico Romano. Entre Babilónicos, Hindus e Árabes, de certeza que o sistema decimal posicional foi inventado para mais tarde ou mais cedo tramar a civilização ocidental. E o zero, o “néant », o nada, será sempre a personificação do mal. Mas afinal, o que seria do Bond, James, sem os seus 00?

A parte séria foi tirada daqui

PP

Sem comentários: