sexta-feira, setembro 26, 2003

Nota de Emprego II - Como enriquecer a fazer Manteiga

Para a manteiga ser boa, é preciso fabricá-la com o creme tão fresco quanto possível; logo, partamos deste princípio: a manteiga fresca não é aquela recentemente batida mas a sim a fabricada com creme fresco. Cem litros de leite fornecem dezasseis a vinte litros de nata, que contém três a quatro quilos e meio de manteiga.
A coloração da manteiga é devida, principalmente, à influência da raça e das pastagens; as forragens tenras e verdes que as vacas podem pastar na Primavera dão uma manteiga excelente e muito perfumada. As dos prados naturais, cenouras, folhagem de milho, contribuem para produzir uma manteiga de primeira qualidade. in "Trabalha para ti"
Claro que isto da manteiga é uma trabalheira que nunca mais acaba; para além de ter que ter vacas com fartura, pastos naturais e outras raridades, ainda é necessário uma quantidade de máquinas com nomes a condizer; a saber:
- cântaros (para guardar e acumular a nata)
- aparelhos malaxadores (para dessorar a manteiga)
- desnatadeiras (vasilhas onde o leite se separa da nata)
- natadeiras (colheres muito chatas para retirar a nata)
- batedeiras (instrumentos empregues para bater a nata com o fim de reunir as moléculas butirosas que constituirão a manteiga.
Apesar da batedeira de piston ser a mais antiga, a normanda, Foulu e Valcourt são-lhe muitíssimo superiores.
Se acharem que isto da manteiga não é para vocês, pelo menos na sua produção industrial, podem usar uma receita simples para um desenrascanço de última hora.

Manteiga económica - Deite-se uma boa porção de leite fresco num frasco de gargalo bastante largo, agite-se com força, vascoleje-se até que forme uma espécie de massa. Filtre-se a massa, extraia o soro, bata os grumos obtidos, polvilhe-se com um pouco de sal, e obter-se-á uma excelente manteiga instantânea económica.

Para os mais difíceis e inconformados, se continuarem obstinadamente a negar à partida uma ciência que desconhecem, então candidatem-se para adido cultural numa capital à sua escolha; parece que apesar de ser necessário uma licenciatura, se tiverem conhecimentos, podem conseguir o lugar na mesma. Não tem as virtudes da manteiga caseira nem a gratificação de fazer o trabalho bem feito, mas parece que se arrecadam mais de 10000 euros por mês....

PP

PS - para quem recebeu o mail do ecosoros (sim, são os mesmos soros da manteiga), consegui ler tudo até ao fim; será que nem assim me arranjam um emprego? será que isso não demonstra um poder de encaixe e uma preserverança acima da média? porque é que à Maria Elisa lhe oferecem 3 empregos em menos de um mês e a mim népias? tá mal, pá, até já tenho uma licenciatura, e quando menos esperar, hei-de ter ainda mais habilitações. Assim, pra já, só pra começar, contentava-me com um lugarzinho da Adido cultural na Monróvia....

1 comentário:

Anónimo disse...

voce pode me enviar o livro trabalha para ti em pdf ou doc para meu email:
ricardo_alonso@zipmail.com.br
Obrigado.