sexta-feira, julho 25, 2003

Mais uma pista (artigo completo aqui)....

Notas para o debate sobre o Fórum Social Mundial I

Chico Whitaker 14/03/2003


"A verdadeira questão a se colocar passa a ser então a seguinte: transformar o Fórum Social Mundial em um movimento, agora – ou não agora mas mais adiante, no avanço do processo - é uma boa estratégia para atingirmos o objetivo que une a todos que dele participam, isto é, a superação do neoliberalismo e a construção do “outro mundo possível”? Ou, em sentido inverso, é útil, para atingirmos esse objetivo, que possamos continuar contando – agora e ao longo do desenvolvimento do processo - com espaços como os que são abertos pelo Fórum Social Mundial?

De minha parte não tenho dúvidas de que é fundamental assegurar a qualquer custo a continuidade do Fórum enquanto espaço e não cedermos a nenhuma tentação de transformá-lo agora – ou mesmo mais tarde - em movimento. Se o mantivermos como espaço, ele não impedirá nem prejudicará – aliás, antes pelo contrário – a formação e o desenvolvimento de muitos movimentos. Mas se optarmos por transformá-lo em movimento, ele deixará necessariamente de ser um espaço, perdendo-se todas as potencialidades que têm os espaços.

Mais do que isso: se o fizermos, estaremos nós mesmos – sem necessitarmos da ajuda dos que combatemos... - jogando fora um poderoso instrumento de luta que fomos capazes de criar a partir da mais preciosa descoberta política dos últimos tempos: a força da articulação horizontal livre, que explica também tanto o sucesso de Porto Alegre como o de Seattle e o das manifestações de 15 de fevereiro contra a guerra. E não podemos deixar de considerar que se a articulação social horizontal ainda tem muito a contribuir para nossa atual luta, ela será necessária também no próprio processo de construção do mundo que queremos.

Esta certeza se fundamenta na análise das vantagens do atual caráter do Fórum como espaço sobre uma eventual condição de Fórum-movimento."

Sem comentários: