quarta-feira, julho 30, 2003

ESPERE

Escrevo-vos para divulgar a ideia promovida por ESPERE, esperando que vocês tenham disponibilidade para apoiá-la.

ESPERE significa Environmental Science Published for Everybody Round the Earth.
O objectivo é de divulgar o conhecimento cientifico sobre a ambiente, termo muito generalista para definir a parte do mundo com a qual temos de viver. Por exemplo, uma mudança climática afectaria cada pessoa na sua vida quotidiana. Se houver influência das actividades humanas no clima, é dever da sociedade humana controlar esta influência, e serão os políticos a ter a responsabilidade de mudar a organização da sociedade. Mas os políticos são reféns de pressões económicas, não podendo enfrentar o problema da mudança climática. Os últimos insucessos das iniciativas internacionais (protocolo de Quioto, World Summit of Sustainable development in Johannesburg ) para controlar o uso das riquezas naturais provam isso claramente.
Então a responsabilidade está agora na mão dos cidadãos, que devem pressionar os políticos a tomar em consideração mais seriamente a relação entre actividades humanas e o ambiente. Mas para isso, os cidadãos têm de perceber que eles tem o poder de dar opiniões sobre este assunto. Os cientistas podem ajudar na formação popular divulgando o conhecimento, explicando os riscos e as incertezas, a uma maioria da população.

A ideia de ESPERE é a de divulgar o conhecimento cientifico sobre a ambiente duma maneira exacta mas inteligível, em muitas línguas, através da Internet para começar.

Quais são os meios:
a vontade de cientistas de dar um pouco do seur tempo para escrever artigos científicos sobre os últimos conhecimentos nas áreas de especialidade, numa linguagem acessível a todos;
o apoio de institutos de investigação no projecto;
a grande interacção entre cientistas e professores de escola, educadores e formadores;
a contribuição de tradutores para disponibilizar a informação no máximo de línguas possível;
a divulgação dos artigos escritos a não-especialistas para receber comentários na forma e questões no fundo;
o apoio da EU para financiar projectos ao nível local e continental;

Um sítio Internet já existe para apresentar a ideia de ESPERE;
. Podem ver que a língua portuguesa ainda não está disponível, embora e uma língua importante no mundo.

Existe também um sitio para o projeito ESPERE-ENC;
É o primeiro projecto submetido por ESPERE e parceiros e aceite pela EU, para desenvolver uma enciclopédia sobre o clima para ser usada nas escolas em mais de 7 línguas.

Hoje, o que é preciso é divulgar a ideia de ESPERE em Portugal, procurar apoios, encontrar voluntários para traduzir a enciclopédia em português, convencer cientistas a escrever artigos numa linguagem acessível a todos, que não-especialistas leiam estes artigos e dêem comentários e criticas.

As pessoas interessadas pelo projecto ESPERE podem enviar uma resposta para mim:
telias@uevora.pt. Podem também falar com Elmar Uherek, o principal dinamizador do projecto: uherek@mpch-mainz.mpg.de.

As minhas mais sinceras saudações,

Thierry Elias.

Sem comentários: