quarta-feira, julho 30, 2003

Para além da Esquerda e da Direita (a propósito da praia)..

Confesso que depois de ter lido "a praia" de José Neves fiquei um bocadinho a nadar em seco......é muito à frente para os meus neurónios. Não sou tão mauzinho como o Diabinho da blogosfera, mas não me identifico puto com o que escreveu José Neves... Aliás, não percebo metade da coisa. Se calhar apenas um dia de praia atrofia as ideias; só com muitos dias de sol é que se atinge a profundidade de "a praia". Fica aqui o apontamento, para que o Mexia não fique a pensar que no FSP estamos todos de acordo ácerca de tudo. Acrescento mais um grãozinho de polémica: não me preocupa muito a "via" optada; sou um bocado indiferente ao sistema político que cada um defende; como dizia Vale de Almeida numa crónica excelente, não tenho problema nenhum em aceitar uma social democracia ou mesmo o liberalismo como modelos globais. O que me preocupa é a dimensão humana dessa globalização. Se a redistribuição da riqueza fôr eficaz e se os factores de injustiça da globalização forem eliminados, não tenho problema nenhum em aceitar modelos supostamente mais à direita. A lista é extensa, mas a perdão da dívida do 3º Mundo, o fim do proteccionismo dos países ricos (como a ignóbil PAC, por exemplo), a ética aplicada às relações comerciais (não importar produtos que resultem da exploração), o fim dos monopólios, o fim da chantagem feita aos países mais pobres por organizações como o FMI, a implementação de práticas ecologicamente sustentáveis, são algumas medidas muito concretas que podem melhorar a vida de milhões de seres humanos e que podem ser tomadas no enquadramento político actual (está bem, acabar com o FMI é difícil; que tal substitui-lo pelo Fundo Social Internacional ou uma coisa parecida?). O atributo mais importante da alter-globalização será a substituição do "lucro" pelo "ser humano" como resultado final na equação global. E muita gente de direita estará de acordo com esta inversão de prioridades (uma está de certeza, que é a minha mãezinha, supostamente de direita, mas completamente de acordo com estas ideias de "esquerda"). Quanto a mim, o problema não reside no modelo mas sim no objectivo final que nos propomos atingir. É caso para dizer que não interessam os meios para atingir os fins; e se o Lula conseguir que cada Brasileiro tenha as sua refeições diárias, até pode escolher a Social Democracia para pôr o plano em marcha, que não deixarei de estar completamente de acordo com esta medida......

PP

Sem comentários: