terça-feira, julho 11, 2023

Assembleia Civil Alternativa em Marrakech

 Chamada para mobilização internacional

 

Iniciativa para uma Assembleia Civil Alternativa às Reuniões Anuais do Banco Mundial e do FMI

De 9 a 15 de outubro de 2023 em Marrakech

 

Assembleia Civil Alternativa
 
 

1- As Reuniões Anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) constituem um evento importante dentro da comunidade económica e financeira internacional. Elas reúnem representantes de estados membros, atores económicos e financeiros, organizações da sociedade civil e especialistas para discutir as questões económicas e financeiras globais mais urgentes. As próximas Reuniões Anuais, a serem realizadas no Marrocos em 2023, terão como foco diversos temas-chave, incluindo a recuperação económica pós-Covid-19, sustentabilidade ambiental e governança económica global. Todas essas questões se enquadram no ambíguo novo paradigma da "resiliência".

 

2- Em um contexto disruptivo em vários níveis, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) realizarão suas reuniões anuais em Marrakech em outubro de 2023. Sua realização tem uma significância particular e não pode ser um evento comum devido às mudanças geopolíticas aceleradas que desafiam cada vez mais os fundamentos e paradigmas que têm governado o mundo e as relações internacionais desde a queda do Muro de Berlim. Essas mudanças são manifestadas pela emergência da multipolaridade, questionando legitimamente a hegemonia e a legitimidade da ordem mundial de Bretton Woods. Como Gramsci enfatizou: "O velho mundo está a morrer, e o novo mundo luta para nascer: agora é a hora dos monstros."

 

3- Nesta ocasião, nós, a Iniciativa para uma Assembleia Civil Alternativa, que reúne mais de 130 associações e redes que abrangem diversos campos de atividade, desde direitos humanos até direitos das mulheres, direitos das pessoas com deficiência, meio ambiente, justiça climática, direito ao desenvolvimento e proteção social, assim como grandes sindicatos, convidamos todas as organizações da sociedade civil, coletivos, sindicatos, dinâmicas nacionais e internacionais a se juntarem à nossa iniciativa e fortalecerem nossa convergência e forças pelo respeito aos direitos humanos, proteção ambiental e direito ao desenvolvimento. Como dinâmicas da sociedade civil, estamos cientes de que as questões de direitos humanos estão intimamente ligadas aos desafios económicos e financeiros globais. É crucial que nos mobilizemos para exercer pressão sobre as instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial e o FMI, para que respeitem os direitos humanos e adiram às decisões das Nações Unidas a esse respeito.

 

4- Acreditamos firmemente que o Banco Mundial e o FMI têm responsabilidade pelos desastres sociais que estamos vivenciando, pela deterioração dos padrões de vida e pelo apoio a regimes ditatoriais e corruptos que contraem dívidas sem consultar as populações. É nosso papel e dever exercer pressão sobre essas duas instituições para que respeitem e protejam os direitos humanos, incluindo o direito ao desenvolvimento, nos países em que intervêm. Isso significa que eles devem garantir que os projetos e políticas que financiam não violem os direitos humanos, ao mesmo tempo em que promovem transparência, inclusão social e igualdade de género.

 

5- Também estamos cientes de que o crescimento insustentável leva ao desperdício de recursos, agrava as desigualdades económicas, sociais e de género, prejudica o meio ambiente, acelera as mudanças climáticas e coloca em perigo a vida das populações mais pobres e vulneráveis, especialmente mulheres, crianças e migrantes.

 

6- Dívidas odiosas constituem um grande obstáculo para o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, limitando sua capacidade de tomada de decisões e dificultando o acesso a recursos naturais e serviços públicos. O pagamento da dívida, cujo cancelamento é a única solução, é uma violação flagrante do direito ao desenvolvimento.

 

7- Convocamos todas as organizações, coletivos, dinâmicas nacionais e internacionais a se juntarem à nossa assembleia civil alternativa, que ocorrerá simultaneamente às Reuniões Anuais de 2023 do Banco Mundial e do FMI. Juntos, podemos participar de um debate sério sobre a responsabilidade dos credores e devedores e trabalhar rumo a um mundo mais justo que respeite os direitos humanos, o meio ambiente e o direito ao desenvolvimento. Este é um momento ideal para fazer ouvir nossas vozes e exercer pressão por mudanças concretas.

 

Se sua organização deseja apoiar, participar ou se envolver na preparação da Assembleia Civil Alternativa às Reuniões Anuais do Banco Mundial e do FMI em Marrakech, de 9 a 15 de outubro de 2023, por favor, faça o registo utilisando este formulário:

https://forms.gle/kfXwukUoD1ptji6G9

 

Para obter mais informações sobre a Assembleia Civil Alternativa às Reuniões Anuais do Banco Mundial e do FMI - 2023 e para se juntar a nós, envie um email para: icp.assembleesbmfmi@gmail.com ou hsoubhi@alternatives.ca. Juntos, podemos construir um mundo melhor para todos.

 

INICIATIVA PARALELA ÀS REUNIÕES ANUAIS DE 2023 DO BANCO MUNDIAL E DO FMI - Marrakech, MARROCOS



 

Sem comentários: