terça-feira, julho 22, 2014

Amanhã, 4ª feira, às 18h: Compromisso e determinação

Nos últimos anos assistimos em Portugal ao desmantelamento progressivo do Estado Social, ao aumento do desemprego e da emigração, à precarização das relações laborais e à contínua redução de salários e pensões. O risco com que nos confrontamos é o da continuação desta trajectória durante os anos vindouros.
De um lado, temos os partidos do governo para quem a crise em que vivemos constitui uma oportunidade singular para imporem ao país o modelo de sociedade em que sempre acreditaram, mas que nunca conseguiram fazer vigar em condições de funcionamento normal da democracia. Do outro lado temos um Partido Socialista que não se compromete com a condução de políticas que travem a lógica da austeridade e a delapidação dos direitos sociais e laborais. Finalmente, os partidos à esquerda do PS mostram-se indisponíveis para fazer parte de uma solução de governação que viabilize uma alternativa à trajectória de empobrecimento – o que não só alimenta a ideia da inevitabilidade dessa trajectória, como reforça a posição daqueles que, no Partido Socialista, partem desse pressuposto.
Impedir o desmantelamento progressivo do Estado Social e dos direitos sociais em Portugal exige compromisso e determinação por parte de quem não desiste de construir uma sociedade decente. É isto que se propõe fazer a Associação Fórum Manifesto. É por estas razões que irei estar presente na iniciativa “Compromisso e determinação: para uma governação decente” (ver cartaz), que terá lugar na próxima 4ª feira, dia 23 de Julho, na Casa da Imprensa, em Lisboa (Rua da Horta Seca, 20; perto do Largo Camões).


Sem comentários: