sexta-feira, dezembro 13, 2013

Carta Aberta aos Trabalhadores do Bem Comum

Queridas e queridos trabalhadores do Bem Comum e Cooperativistas,

Em um discurso de 19 de setembro de 2012, o presidente do Equador, Rafael Correa, pediu à juventude de seu país para lutar por e alcançar a visão do "bem viver" de uma sociedade baseada no conhecimento comum e aberto. O projeto Flok Society (”Free/Libre Open Knowledge”) foi criado para desenvolver um plano de transição e políticas públicas para alcançar essa visão única. De acordo com o Plano Nacional do Equador, não pode existir uma política de “bem viver” que não esteja inspirada e enraizada no conhecimento livre e aberto e em um bem comum próspero.

O projeto Flok Society é um esforço de pesquisa conjunto entre o Ministério Coordenador de Conhecimento e Talento Humano, a SENESCYT (Secretaria Nacional de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação) e do IAEN (Instituto de Atos Estudos Nacionais), que tem por objetivo finalizar uma proposta a ser apresentada em uma cúpula em Abril de 2014, reunindo o presidente, oficiais do governo, participantes da sociedade civil e especialistas globais do bem comum. O projeto recebeu impulso do reitor do IAEN, Carlos Prieto, dos líderes do projeto Xabier E. Barandiaran & Daniel Vázquez e do Diretor de Pesquisa, Michel Bauwens, entre outros.

O link do projeto FLOK Society se encontra aqui: http://www.floksociety.org

O projeto busca o envolvimento e as contribuições da socieade civil local, e também inclui um chamado explícito aos movimentos globais de cooperação e do bem comum para que nos ajudem com conselhos e propostas de políticas públicas. Acreditamos que o povo equatoriano se inspirará em tudo de melhor que acontece no exterior, em todos os países do mundo.

Por isso este apelo a vocês, cooperadores e trabalhadores do bem comum.

Se você está comprometid@ com uma mudança social transformadora que é inspirada no conhecimento aberto, na cooperação e na construção de um bem estar para todos, pedimos que nos enviem informações e propostas sobre as melhores práticas de iniciativas locais ou globais líderes em sua área de especialização.

Imagine uma sociedade que esteja conectada ao bem comum do conhecimento aberto em todos as áreas da atividade humana, baseada em conhecimento, código e desenho livres e abertos, que possam ser usados ​​por todas e todos cidadãos, em parceria com atores governamentais e do mercado, sem a discriminação e falta de poder decorrentes do conhecimento privatizado.

Imagine uma economia ética e sustentável baseada na criação de uma riqueza comum cooperativa, enraizada na reciprocidade, na mutualidade, na produção entre pares e a mobilizaçao de uma sociedade civil comprometida e informada.

Imagine a aceleração da inovação social e o compartilhamento de conhecimentos habilitado por repositórios comuns de conhecimento aberto nas áreas da cultura, da tecnologia, da ciência e qualquer outro campo onde as soluções locais e globais possam ser compartilhadas e edificadas.

Imagine que tais repositórios comuns abertos sejam vinculados a um mercado e economia éticos onde os indivíduos, as organizações comunitárias, cooperativas e empresas comerciais e sociais possam co-produzir livremente esse conhecimento, mediante modelos de propriedade e governança que não encerrem o bem comum, mas que facilitem seu crescimento.

Imagine um Estado parceiro habilitador e facilitador, que encorage a cooperação econômica e social construída em base a parcerias estado/sociedade civil.

O que seria necessário para alcançá-lo?

Nem o povo equatoriano sozinho, nem, evidentemente, a equipe de pesquisa da Flok Society podem oferecer soluções completas. Mas, juntos, em cooperação, podemos imaginar e construir propostas para uma sociedade e uma economia sustentável, aberta e ética que o governo equatoriano poderia ajudar a transformar em realidade, com políticas e apoio concretos.

Esta é a primeira vez que um estado-nação e o presidente de um país legitimam o desejo dos trabalhadores do bem comum e dos cooperativistas do mundo para criar uma civilização mais justa e sustentável, utilizando os princípios do bem comum

No espírito do compartilhamento e da cooperação, pedimos seu apoio e sua solidariedade!

Nossas linhas de pesquisa centram-se nas seguintes áreas-chave:
  1. Recursos Humanos e Aprendizado Aberto (Paul Bouchard)
  2. Mudança da matriz produtiva (George Dafermos)
  3. Infra-estrutura Social e Inovação Institucional (John Restakis)
  4. Infra-estruturas técnicas abertas (Jenny Torres)
  5. Infra-estruturas físicas para a vida coletiva (Janice Figueiredo)
Ajude-nos a transformar a visão em realidade.

Em Solidariedade e Cooperação,
Michel Bauwens, Diretor de Pesquisa; fundador da P2P Foundation e parceiro do grupo Commons Strategies Group (email)

John Restakis, Pesquisador Adjunto, Cooperativas do Reino Unido (email)
Equipe de pesquisa:
Daniel Araya (email), Paul Bouchard, George Dafermos, Janice Figueiredo, Jenny Torres
Este apelo é apoiado e co-assinado por David Bollier e Silke Helfrich, do Commons Strategies Group.

Uma lista de necessidades concretas de pesquisa podem ser lidas aqui: http://en.wiki.floksociety.org/w/How_Can_You_Help_Us

Sem comentários: