segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Grécia: encontro da Rede Internacional para uma Auditoria Cidadã à Dívida


Não devemos ! Não pagamos !
Alternativas e estratégias contra a dívida e as medidas de austeridade.
Encontro da Rede Internacional para uma Auditoria Cidadã à Dívida (ICAN).
De 15 a 18 de fevereiro em Tessalónica / de 19 a 22 de Fevereiro em Atenas (Grécia).
Ativistas europeus reúnem-se na Grécia para discutirem o problema da dívida, coordenarem estratégias de resistência e proporem alternativas.

A Rede Internacional para uma Auditoria Cidadã à Dívida (ICAN) realiza o seu terceiro encontro em Tessalónica, de 15 a 18 Fevereiro de 2013, com a participação de activistas contra a dívida e as medidas de austeridade aplicadas em Espanha, Itália, Portugal, França, Bélgica, Reino Unido e Grécia. A ICAN junta, desde Abril de 2012, sob o lema "Não devemos! Não pagamos!", movimentos e redes de vários países da Europa e do Norte de África, que lutam contra as medidas de austeridade e os problemas gerados pelo endividamento através de auditorias cidadãs à dívida.

O encontro de Tessalónica é organizado pelo movimento local "Não à dívida, não ao euro", em colaboração com a Campanha para a auditoria à dívida grega (ELE) e com a participação de outros grupos locais. O encontro, que se realiza na Universidade Aristóteles, contará com reuniões internas da rede ICAN, que visam a definição de estratégias comuns de resistência na Europa, e com espaços públicos de debate em torno de questões como "Razões para anular a dívida", "Quem ganha com a dívida? Privatizações, reformas do trabalho e resgastes bancários", "A dívida e as desigualdades" ou "Ressurgimento do fascismo e consequências de género".

O objectivo do encontro é aprofundar o conhecimento dos participantes em torno da situação em que se encontram os países europeus que estão ameaçados por uma endividamento excessivo, focando as atenções no caso grego, onde lutas sociais sem precedentes na Europa fazem face a uma repressão também sem precedentes. Realizar-se-ão reuniões, primeiro em Tessalónica e depois em Atenas, com movimentos sociais, iniciativas cidadãs e activistas, que sofrem diariamente as consequências da crise. Um grupo de 10 activistas de Espanha, Itália, Bélgica e Reino Unido constituirá uma delegação que reunirá com grupos de desempregados, iniciativas de ocupação, vítimas de violência policial e fascista, grupos de migrantes, defensores da liberdade de imprensa, sindicatos e trabalhadores do sector da educação e da saúde, que estão envolvidos em iniciativas em zonas particularmente afectadas pela crise.

Delegados de diferentes países partilharão experiências sobre os efeitos da crise e do resgate bancário e sobre os progressos registados pelas iniciativas de auditoria cidadã à dívida. Serão também ouvidos testemunhos sobre o impacto da crise, a prioridade dada ao pagamento da dívida e às políticas da Troika, os ataques contra a liberdade de imprensa ou o ressurgimento do fascismo na Grécia, com o objectivo de divulgar as experiências vividas em cada país.

Os acontecimentos e as reuniões podem ser acompanhadas no twitter @ICANetwork_account (hashtag#ICANGreece) e em www.citizen-audit.net blog. Para mais informações, fotos sobre a reunião e delegações de activistas ou para marcar uma entrevista, contactar:
Michalis Longos (Thessaloniki) nodebtnoeuro@gmail.com +30 69 46977196
Foula Farmakides (Athens) foulfa@gmail.com +30 6976787716
Iolanda Fresnillo (Barcelona) +34 678296979 ifresnillo@riseup.net @ifresnillo 
@ICANetwork_

Sem comentários: