segunda-feira, julho 23, 2012

Mobilização Outubro 2012 - Reunião Próxima 4a feira, 18H, Principe Real (Lisboa)


Portugal atravessa uma grave crise. Esta crise é económica, mas também social e ambiental, e tem tido claros reflexos na qualidade da democracia, no nível de vida das populações levado à degradação da natureza. Sem uma sociedade activa e participativa, sem massa crítica e com pouco ou nenhum controlo cidadão, as mesma forças políticas de sempre implementam hoje medidas de austeridade bárbaras sem reacção significativa nem de partidos da oposição, nem de sindicatos, nem de movimentos sociais. A emigração aumenta, a pobreza generaliza-se, o Estado serve cada vez menos os cidadãos, reprime-os cada vez mais; a corrupção grassa enquanto as pequenas e médias empresas definham sobre os lucros e chantagens das grandes corporações e bancos; o ambiente já não é prioridade; nem a cultura; nem as pessoas...Os bancos são salvos com dinheiros públicos e mantém os seus lucros e influências, enquanto forçam os cidadãos ao desemprego, perda da casa, e à precariedade.

Sujeitos durante meses a uma autêntica lavagem cerebral, que criou a ideia geral de que a austeridade e o retrocesso civilizacional eram inevitáveis e, pior que isso, aceitáveis, os portugueses não acreditam que fazendo ouvir a sua voz na rua, participando, organizando-se, exigindo e construindo de outras formas, a sua vida possa eventualmente ser melhor. Pela calada de tudo isto, a democracia conquistada em Abril degenera a olhos vistos.

Isto não tem de ser assim.

Um grupo de cerca de 20 activistas, reunido na casa do Brasil no sábado passado, apela a todas as pessoas, movimentos e forças sociais para que estejam presentes na próxima 4a Feira, às 18:00 no Jardim do Principe Real, em Lisboa. Queremos iniciar um diálogo que conduza a uma plataforma de movimentos e a um grande protesto em Outubro próximo, por altura dos limites da entrega do orçamento de estado (13 de outubro). Queremos trabalhar juntos, organizarmo-nos com outros, discutir ideias, e procurar juntos formas de a população participar neste protesto. Vamos iniciar este processo agora e avançar para a rua em Setembro. Contra o actual sistema, contra o actual governo, pela qualidade de vida das pessoas e do planeta, em defesa de uma Democracia Verdadeira Já, onde as pessoas não sejam mercadorias nas mãos de outras pessoas. Por Abril, por Portugal, por Espanha, Grécia, Irlanda, Chipre, Egipto, EUA, e muito mais.

Sem comentários: