domingo, setembro 25, 2011

Indignados: a França acolhe-os com a polícia

Anna Maria
Il Manifesto, 23 de Setembro 2011

Duas marchas de indignados, vindas de Madrid e Barcelona, reuniram-se em Paris em 17 de Setembro, de passagem para Bruxelas onde contam chegar a 8 de Outubro, com vista a participar nas manifestações do dia 15.

Algumas centenas de pessoas circularam pela capital francesa propondo a realização de assembleias aos cidadãos. Mas a recepção foi péssima.

A polícia tudo fez para impedir a circulação dos indignados e as assembleias. Na segunda-feira 17, no Boulevard Saint Germain, ainda aconteceu uma com sessenta pessoas, a tensão foi grande e houve três feridos. Na noite de quarta-feira, na Place de la Bourse, oitenta pessoas foram detidas e 11 delas (um espanhol e 10 franceses) comparecerão perante o tribunal em 31 de Outubro, acusados de "degradação de bens públicos", o que negam. A táctica da polícia foi de cercar os grupos, impedindo-os de qualquer acção.

Para os indignados também foi difícil encontrar alojamento. A cidade de Paris virou-lhes as costas e só puderam contar com algumas municipalidades do distrito. Estará Sarkozy, talvez, com medo de que o movimento se espalhe pela França, agora que já começou a campanha para a presidência de 2012? A imprensa francesa não demonstrou muito interesse na presença dos indignados em Paris.

Tradução livre do BSP.

Sem comentários: