segunda-feira, maio 30, 2011

Acampamento do Rossio: centenas descem a Avenida da Liberdade em manifestação

Manifestação reúne centenas na Avenida da Liberdade sob intensa chuva

O acampamento do Rossio já dura há dez dias

700 pessoas saíram à rua neste Sábado à tarde exigindo "Democracia verdadeira já!".

A manifestação realizada em Lisboa foi decidida em assembleia popular e convocada pelo acampamento que há 10 dias ocupa o Rossio.

Apesar da intensa chuva, centenas de pessoas desceram a Avenida da Liberdade, gritaram e cantaram slogans por uma democracia participativa e palavras de ordem solidárias com as manifestações que se têm realizado em Espanha, por toda a Europa e noutras partes do Mundo, exigindo direitos essenciais e uma real participação das pessoas nas decisões que afectam as suas vidas.

Às 18 horas, no Rossio, um microfone passou de mão em mão dando voz a toda a gente que quis tomar livremente a palavra. Uma hora depois iniciou-se a 10ª assembleia popular que durou mais de três horas, com intenso debate e inúmeras propostas.

Discutiu-se de tudo: houve dezenas de propostas e reflexões sobre necessidades básicas, discriminações, a perda de direitos no trabalho, na educação e na saúde, o domínio do poder financeiro, a situação social, política e ambiental em todo o mundo.

Debateu-se também o próprio funcionamento das assembleias populares e as formas de construir e praticar uma democracia real.

Apela-se a que mais gente se junte ao acampamento, ao debate e ao protesto que está a mudar a cidade, enquanto cria e experimenta novas formas de intervir, de decidir e de pensar.

www.acampadalisboa.wordpress.com

Sem comentários: