segunda-feira, março 21, 2011

3ª Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

Sábado, 26 de Março, 15.30h, Lisboa, Associação 25 de Abril

Na tradição do Tribunal Russell sobre a guerra do Vietname, foi constituído em 2003 o Tribunal Mundial sobre o Iraque, TMI (The World Tribunal on Iraq, WTI), com o propósito de investigar os crimes perpetrados contra o povo iraquiano na sequência da invasão e ocupação do país conduzida pelos EUA.

Para tal, o TMI propõe a realização de audiências nacionais que analisem o caso do Iraque sob todos os ângulos possíveis.

Em Portugal, todos os anos, em Março, se tem evocado, através de diferentes actividades, a dramática situação no Iraque e realizaram-se já duas audiências do Tribunal, em 2005 e 2008.

Este ano, para além de iniciativas que decorreram nos dias 12 e 13 de Março, na Biblioteca Orlando Ribeiro, vamos realizar a 3ª audiência portuguesa. Esta audiência, presidida pelo dr. Eduardo Maia Costa, juiz do Supremo Tribunal de Justiça, é dedicada à avaliação da presente situação das mulheres e das crianças iraquianas e baseia-se no depoimento a prestar por uma mulher iraquiana, Haifa Zangana, membro da organização Women Solidarity for Independent and Unified Iraq.

Contando com a sua disponibilidade, agradecemos a participação e divulgação.

Saudações solidárias.

Pela organização do TMI

Maria Guadalupe Magalhães Portelinha

Sem comentários: