domingo, outubro 03, 2010

A migração Sul-Sul pode contribuir para a realização dos ODM

COMUNICADO DE IMPRENSA

Observatório do Grupo de Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) das Migrações

25 de Setembro de 2010


De acordo com o Observatório do Grupos de Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) das Migrações, uma melhor gestão dos fluxos migratórios Sul-Sul pode contribuir de forma vantajosa para o desenvolvimento dos países que se esforçam para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Laurent de Boeck, Director do Observatório, assinala que o potencial de desenvolvimento das migrações Sul-Sul não é posto em destaque devido à falta de dados fiáveis e consistentes. No entanto, em muitas partes do mundo, os fluxos migratórios entre países em vias de desenvolvimento e dentro desses países, ultrapassam os das rotas migratórias em direcção aos países desenvolvidos do Norte.

Estas migrações ocorrem frequentemente entre países vizinhos e têm por base motivações diferentes, entre as quais estão a procura de emprego, o reagrupamento familiar, os conflitos ou catástrofes naturais e as alterações climáticas.

A boa gestão das migrações Sul-Sul pode contribuir para reduzir a fome através da melhoria da qualidade de vida dos migrantes e das suas famílias por meio de remessas e da criação de actividades geradoras de rendimentos (ODM 1).

Além disso, os fluxos migratórios, tendo por destino outros países em vias de desenvolvimento, são acessíveis aos mais desprovidos como uma estratégia de redução da pobreza. O aumento dos rendimentos permite um aumento da escolaridade (ODM 2). A feminização dos fluxos migratórios é uma tendência crescente que contribui para o acesso à educação e para a evolução dos papéis de género (ODM 3).

Ademais, o impacto da migração na saúde é objecto de numerosos estudos e terá ainda que ser analisado em profundidade. Alguns aspectos das migrações, que aumentam o nível de vida das pessoas, melhoram o acesso à saúde (ODM 4 e 5).

Finalmente, a nível ambiental, a migração pode ser considerada como uma estratégia de sobrevivência, através da qual as populações migram desde zonas superpovoadas, aliviando a pressão sobre os recursos naturais. O ambiente tem um impacto decisivo sobre a migração em várias partes do globo, nomeadamente através dos efeitos das alterações climáticas (ODM 7).

Melhorar a contribuição das migrações Sul-Sul para a realização dos ODM exige que se reforcem os efeitos positivos dos fluxos, ao mesmo tempo que se limitam os efeitos negativos, afirma Laurent Boeck. "O desenvolvimento dos fluxos migratórios é acompanhado, por exemplo, por uma reestruturação de muitos lares e o surgimento de famílias transnacionais divididas. Em termos desaúde, alguns fluxos, especialmente os decorrentes de conflitos ou catástrofes naturais, privam os migrantes do acesso a cuidados básicos de saúde."

O Observatório do ACP das Migrações, uma iniciativa do Secretariado do Grupo de Países ACP, implementado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), financiado pela União Europeia, com o apoio financeiro da Suíça, foi criado para reforçar a capacidade de investigação em matéria de migração nos países ACP e reforçar as relações entre investigadores, sociedade civil e actores políticos. O objectivo principal é levar a cabo as investigações necessárias para entender de forma mais informada a realidade dos fluxos migratórios e reforçar os efeitos positivos em termos de desenvolvimento humano. Alcançar os ODM é uma das principais preocupações do Observatório.

Para mais informações, contacte Pablo Escribano Miralles, Assistente de Comunicação do Observatório ACP das Migrações (20, Rue Belliard - 1040 Bruxelas Tel: +32 (0) 2 894 92 30 Fax: +32 (0 ) 2 894 92 49, E-mail: pescribanomiralles@iom.int, www.acpmigration-obs.org).

Sem comentários: