quinta-feira, março 04, 2010

Conferência Internacional de Apoio ao Povo Saharaui

No próximo mês de Março é comemorada em Granada a primeira Cimeira UE-Marrocos, por ocasião da Presidência espanhola da União Europeia após a concessão do estatuto avançado para Marrocos, que o converte num parceiro privilegiado da União Europeia.

Enquanto isto acontece, Marrocos continua a ocupar ilegalmente um país vizinho recusando-se a respeitar as resoluções da ONU relativas à realização de um referendo sobre a autodeterminação do povo Saharaui e a violar os Direitos Humanos todos os dias, especialmente daqueles que vivem reprimidos e torturados na zona ocupada.Para denunciar estas violações e mostrar solidariedade ao povo Saharaui realizar-se-à simultaneamente em Granada, a 6 e 7 de Março de 2010, a Conferência Internacional de Apoio ao Povo Saharaui.

Confrontados com o autoritarismo sem limite de Marrocos e da falta de democracia real neste país, estamos convictos de que a UE e o Estado Espanhol terão todo o interesse em apostar na democratização de Marrocos. A União Europeia tem o dever de convencer o regime alauíta da obrigação moral e política para assegurar o direito à autodeterminação do Sara Ocidental através de um referendo de autodeterminação. Sem uma solução democrática para o conflito no Sara Ocidental é no mínimo irresponsável pensar numa verdadeira transição para a democracia no nosso vizinho do sul.

A Conferência de Solidariedade com o Povo Saharaui denuncia o governo marroquino (agora parceiro europeu) pela violação sistemática dos direitos humanos e o saque aos recursos naturais do Sara Ocidental, e exige a realização do referendo sobre a autodeterminação e a inclusão da questão do Sara na agenda da Presidência espanhola da UE.

Neste sentido o Partido da Esquerda Europeia propõe a criação de uma delegação portuguesa representada pelas associações e cidadãos que estiverem interessados em associar-se. Um autocarro com 50 lugares será alugado para levar todos os inscritos, partindo de Lisboa na madrugada de dia 6 com direcção a Granada, com hora de chegada prevista para as 17 horas locais. A volta acontecerá dia 7 a seguir à manifestação geral de apoio ao povo Saharaui.


Informações úteis:
Partirá um autocarro de Lisboa na madrugada de dia 6 que regressa no dia 7 depois da Manif.
O programa da Conferência segue em anexo.
O custo de transporte é 20 € e 10€ para jovens.
A alimentação fica a cargo de cada um.
Sobre o alojamento contactem-nos pessoalmente, mas será acampamento e/ou pousada. Pode ficar um bocadinho mais caro mas sempre bastante atractivo.

Contactos:
Mariana Mortágua
96 9925064
marianamortagua@gmail.com

Sem comentários: