domingo, novembro 15, 2009

Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados ''impressionado'' com o elevado nível de organização dos saharauis


O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, em carta dirigida ao SG da Frente Polisario e Presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), afirma-se impressionado pelo elevado nível de organização dos refugiados e o papel assumido pela mulher em todos os aspectos da sociedade.

António Guterres, na qualidade de Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, visitou nos passados dias 9 e 10 de Setembro os campos de refugiados saharauis na região de Tindouf, Argélia. A visita permitiu ao antigo primeiro-ministro português testemunhar no terreno a situação dos 165 mil saharauis refugiados que dependem totalmente da ajuda internacional.

"Fiquei impressionado pelo elevado nível de organização dos refugiados saharauis — afirma Guterres na carta a Abdelaziz — o papel desempenhado pelas mulheres saharauis em todos os aspectos da sua sociedade, incluindo a concessão de assistência humanitária, bem como o empenho dos refugiados em regressar ao Sahara Ocidental em segurança e dignidade".

António Guterres exprime o seu "reconhecimento pelo apoio das autoridades saharauis aos esforços do ACNUR em melhorar o programa de medidas de estabelecimento de confiança, ao aceitar o alargamento do programa de visitas entre famílias por via terrestre e a preservar o seu carácter estritamente humanitário".

Lamentando que o ACNUR não tenha o mandato político e que, por isso, não possa jogar um papel humanitário nos acampamentos de refugiados saharauis, António Guterres exprime no entanto o seu apoio "sem falha" da sua organização e o seu "empenhamento pessoal" assim com o dos seus colegas "tanto em Genebra como na Argélia em melhorar e incrementar a assistência humanitária concedida pelo ACNUR".

Por fim, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados exprime os seus agradecimentos a Mohamed Abdelaziz pelo acolhimento caloroso e a hospitalidade concedida durante os encontros que manteve com os responsáveis saharauis durante a visita que efectuou em Setembro passado aos acampamentos de refugiados saharauis.

"Reconhecemos que não fizemos suficientemente. Os Saharauis foram esquecidos durante muito tempo pela comunidade internacional e inclusive por nós mesmo", afirmou Guterres quando da sua visita aos acampamentos, tendo, na altura, acrescentado que, de futuro, ele irá trabalhar para "ajudar as populações saharauis a ultrapassar as suas dificuldades".

Nota de Imprensa da
Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental

15 de Novembro de 2009

Sem comentários: