terça-feira, novembro 17, 2009

AI - Espanha: liberdade para os 7 presos de consciencia Saharauis e para o jornalista marroquino Idriss Chahtane



Também tú, individualmente, podes apoiar a libertação dos sete saharauis defensores dos Direitos Humanos presos por Marrocos e sujeitos julgamento em Tribunal Tribunal Militar onde arriscam a sofrer a pena de morte. Apoia esta iniciativa da Amnistia Internacional Espanha e subscreve o apelo!


Ali Salem Tamek (na foto). Ele e outros seis activistas de direitos humanos estão encarcerados numa prisão marroquina unicamente por exercer o direito a expressar-se de forma pacífica a favor da livre determinação do povo saharaui.

Os sete feram detidos a 8 de Outubro quando regressavam de uma visita aos acampamentos de refugiados saharauis de Tinduf, na Argelia. São acusados de por em perigo a segurança nacional e os seus processos foram entregues a um tribunal militar. Em caso de serem considerados culpados, podem incorrer em pena de morte.

A situação no Sahara Ocidental e os direitos da população saharaui são um tema tabú em Marrocos, como também são as críticas à Monarquia.

Por essa razão, as autoridades marroquinas detiveram também no passado mês de Outubro o jornalista Idriss Chahtane, director do semanário Almichaal, por publicar um artigo sobre o rei de Marrocos.

Os oito homens estão sob prisão apenas por exercerem o direito à liberdade de expressão. Para a Amnistia Internacional, todos eles são presos de consciência e devem ser postos em liberdade.

Firma ahora y ayúdanos a conseguir su liberación inmediata e incondicional.

Necessitamos também que dês a máxima difusão a esta mensagem e que a faças chegar a todas as pessoas que conheces para que também elas assinem.

http://info.es.amnesty.org/c/mv?EMID=08901JU08RKSCSF25013FHKRO&TYPE=HTML

Sem comentários: