sábado, novembro 07, 2009

Acabem com a pesca em águas do Sahara Ocidental!


A UE está a pagar a Marrocos para poder pescar no Sahara Ocidental ocupado
Protesta assinando esta petição


Caros amigos,

Decorre, desde ontem - 06-11-2009 -, uma petição on-line a nível mundial contra o Acordo da União Europeia com Marrocos que envolve licenças de pesca no Sahara Ocidental ocupado.

Trata-se de um acto que envergonha a UE e cada um de nós europeus. A Europa, defensora dos Direitos Humanos e da livre autodeterminação do Povos, não pode pactuar e beneficiar dos recursos de um território sujeito a uma ocupação colonial, cujo povo foi impedido, até ao momento, de manifestar a sua vontade quanto ao seu destino. Afinal aquilo que, com indignação, Portugal e os Portugueses denunciavam internacionalmente face ao envolvimento da Austrália na exploração do petróleo de Timor-Leste, quando este território estava ainda sujeito à ocupação da Indonésia e que, justamente, levou o nosso país a interpor uma acção judicial no Tribunal Internacional de Haia contra o Governo australiano.

Como sabem, o processo que a ONU tomou em mãos e que deveria conduzir à realização de um Referendo Livre e Justo à população saharaui arrasta-se há décadas. Nem a UE nem qualquer outro país poderá beneficiar desta não aplicação do Direito Internacional.

P'la Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental
António M. Baptista da Silva


A União Europeia está a pagar a Marrocos para poder pescar no Sahara Ocidental ocupado.

Protesta assinando esta petição neste endereço:

http://www.fishelsewhere.eu/index.php?parse_news=single&cat=139&art=1033

Sem comentários: