segunda-feira, outubro 12, 2009

Vidas Alternativas 191

O VA desta semana dá-nos noticia de dois importantes sucessos:

1º e mais importante, a vitória com maioria absoluta de António Costa, candidato do PS para a presidência da CML. Ganhou ele e ganharam todos os lisboetas que agora vão perceber com Helena Roseta dos "Cidadãos Por Lisboa" e Sá Fernandes de "Lisboa é Muita Gente" o que é uma gestão a sério por quatro anos de uma cidade virada para os seus habitantes, uma gestão pensada e não atribiliária, sem shows nem ideias megalómanas.

Santana Lopes perdeu mas perdeu honradamente.

Perderam muito mais os que não quiseram fazer unidade à esquerda. Por exemplo, o BE que não meteu nenhum vereador, prémio que os cidadãos de Lisboa lhe deram pela sua teimosia anti-PS.

Vai ter de rever a sua estratégia porque, assim, não vai lá ... e é pena.

Quanto à coligação do PCP também perdeu um vereador e só meteu um, que tem reconhecido mérito.

A 2ª boa notícia é sobre a próxima chegada, na semana que agora corre, do jovem palestiniano, 23 anos, Mahmoud que foi ferido em Gaza-Palestina durante um bombardeamento, por os pais o terem posto na rua, para se verem livres dele, por ser homossexual.

Desde Maio que a Amnistia Internacional, a Opus Gay e a "Pink Code", nos EUA, quando fomos alertados por Luís Seródio, que se movimentaram para o trazer para Portugal para ser tratado.

Enfim, as autoridades consulares portuguesas, generosamente, concederam-lhe um visto, para vir tratar-se da cegueira e dos estilhaços que tem no corpo, devido a ter sido atingido por uma explosão durante o bombardeamento.

A solidariedade internacional valeu-lhe mais do que, infelizmente, a dos nossos compatriotas. Mas não podemos deixar de agradecer a todos que fizeram alguma doação, ainda que pequena, para ajudar a pagar a passagem aérea e as despesas de saúde. Não chegou mas foi muito útil.

E vamos às entrevistas.

Abrimos com António Dores, sociólogo e dirigente da ACED, que nos fala da saúde mental nas prisões portuguesas.

Passamos de seguida a escutar Paulo Raposo, emigrante luso canadiano, que nos fala de Montreal, para nos explicar como é que os emigrantes vêm as nossas eleições.

Vamos depois para algo mais lúdico. A "Maleta Vermelha" uma empresa internacional que dá apoio e ajuda às mulheres portuguesas para se libertarem de tabus sexuais e que agora já estende a sua actividade aos gays e lésbicas.

A Opus Gay fez com ela uma parceria .

Fechamos com o coordenador editorial do semanário Privado, António Pinho, que nos refere os temas mais quentes da próxima edição de quarta feira.

Continuamos abertos às vossas criticas que solicitamos e às vossas potenciais colaborações.

António Serzedelo - editor

www.vidasalternativas.eu

Sem comentários: