sexta-feira, outubro 23, 2009

Liberdade para os sete saharauis activistas dos Direitos Humanos


Liberdade para os sete saharauis activistas dos Direitos Humanos presos e sequestrados por Marrocos

A Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental denuncia perante as autoridades e a opinião pública portuguesas a detenção ilegal por parte de Marrocos de sete militantes saharauis defensores destacados dos Direitos do Homem(*), o que constitui uma grave violação dos direitos reconhecidos pela Comunidade Internacional e ao Processo de Paz que as Nações Unidas tentam encontrar para aquela que é considerada a última colónia de África, sujeita à ocupação de Marrocos.

A medida discriminatória por parte das autoridades marroquinas faz parte de uma política planificada e histórica de perseguições, desaparecimentos e torturas contra todos aqueles que anseiam viver em liberdade, sem ocupação nem torturas, e contra a população saharaui em geral.

A Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental exige a libertação imediata dos sete cidadãos saharuis e o respeito pela sua integridade física e moral.

As autoridades marroquinas detiveram e sequestraram no aeroporto de Casablanca, Marrocos, no passado dia 8 de Outubro, sete activistas saharauis dos direitos humanos no regresso de uma visita que acabavam de realizar aos acampamentos de refugiados saharauis, na Argélia, e aos territórios saharauis libertados.

Eis a lista das sete pessoas cujo paradeiro se desconhece até ao momento:

Ali Salem Tamek, antigo preso político e primeiro vice-presidente do Colectivo dos Defensores Sahrauis dos Direitos do Homem (CODESA), membro da Association Marocaine des Droits de l’Homme, secção de Assa e membro da Frontline, Irlanda.

Brahim Dahane, antigo preso político e «desaparecido», Presidente da Association Sahraouie dês Victimes des Violations Graves des Droits de l’Homme Commises par l’Etat du Maroc (ASVDH).

Ahmad Nassiri, antigo preso político e «desaparecido», secretário-geral do Comité Sahraoui pour la Défense des Droits de l’Homme de Smara/Sahara Occidental e Presidente da Association Marocaine des Droits de l’Homme, secção de Smara.

Dagja Lachgar, antiga «desaparecida», membro do Bureau Executivo da Association Sahraouie des Victimes des Violations Graves des Droits de l’Homme Commises par l’Etat du Maroc (ASVDH).

Yahdih Ettarrouzi, antigo preso político, membro da Association Marocaine des Droits de l’Homme, secção de El Aaiun.

Saleh Lebayhi, Presidente do Forum para a Protecção das Crianças Saharauis, membro do CODESA e da AMDH, secção de El Aaiun.

Rachid Sghayar, membro do Comité de Acção contra a Tortura em Dakhla, Sahara Ocidental.

Lisboa, 17 de Outubro de 2009
A Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental
portugal.sahara@gmail.com

Sem comentários: