sexta-feira, agosto 07, 2009

Honduras: informação da Missão internacional

Comunicado de Imprensa da missão internacional

Tegucigalpa, 30 de julho de 2009

Missão Internacional denuncia a brutal repressão contra manifestações pacíficas em Honduras

A Missão Internacional de Solidariedade, Observação e Acompanhamento a Honduras repudia a brutal repressão ao governo de facto de Honduras, liderado pelo golpista Roberto Micheletti, contra milhares de pessoas que estão mobilizadas em manifestação contra o golpe e em resposta à convocatória de greve geral do setor público nos dias 30 e 31 de julho. Há 33 dias, a Frente Nacional Contra o Golpe de Estado vem se organizando em mobilizações e manifestações diárias.

A Missão Internacional de Solidaridade, Observação e Acompanhamento, organizada pela Rede Birregional 'Enlaçando Alternativas', denuncia perante a Comunidade Internacional que tropas do Exército e as Forças Especiais da Polícia Nacional de Honduras atacaram, hoje a milhares de manifestantes em mobilização pacífica, com armas de fogo, com balas de madeira e borracha, além de gazes de efeito moral, inclusive de helicópteros.

O Comitê de Familiares de Presos Desaparecidos em Honduras COFADEH informa que há centenas de feridos (entre eles alguns jornalistas) e presos. Observamos que muitas mulheres tem sido vítimas da violência policial e militar e recolhemos muitos depoimentos de manifestantes que foram maltratadas e golpeadas brutalmente, inclusive com caráter sexual (golpes nas nádegas, e ameaças de estupro) Menores de idade também foram agredidos e presos.

COFADEH informa que a dispersão violenta que a policía e o Exército realizaram nas proximidades de Tegucigalpa resultou em mais de uma centena de pessoas feridas. Um professor, membro da COPEMH (Confederação de Professores de Educação Secundária de Honduras) recebeu um tiro na cabeça, e está correndo risco de vida. Roger Abraham Vallejo Soriano (de 38 anos) ficou ferido quando os manifestantes, muitos deles professores, realizaram uma ação de protesto pacífico ocupando uma rodovia. Esse ato marcou o primeiro dia da Greve Nacional do Setor Público contra o Golpe de Estado. O professor está sendo atendido neste momento no Hospital Escola, onde muitos médicos tentam salvar sua vida.

Exigimos o respeito à integridade física e moral das pessoas que se manifestam contra o Golpe de Estado e o governo de facto de Roberto Micheletti, assim como dos e das jornalistas que dão cobertura a estas mobilizações no cumprimento de seu trabalho profissional. Demandamos também a libertação imediata das pessoas presas arbitrariamente.

Membros da Missão Internacional de Solidariedade, Observação e Acompanhamento, em conjunto com organizações de direitos humanos, percorrem a Quarta Estação de Polícia da capital hondurenha, para monitorar o tratamento dado aos detentos. Observamos feridas graves nos presos, resultado dos golpes recebidos.

Entre as pessoas feridas está Carlos H. Reyes, Coordenador da Frente Nacional contra o Golpe de Estado, presidente do Sindicato de Trabalhadores da Indústria de Bebidas e Similares (STIBYS), dirigente do Bloque Popular, assim como candidato oficial independente à presidência da República. Também está detido o coordenador da Frente Nacional Contra o Golpe de Estado, Juan Barahona.

A Frente Nacional Contra o Golpe de Estado em Honduras, que convoca as manifestações, denuncia também atos repressivos em outras partes do país, onde se realizam bloqueios de rodovias e manifestações.

Apesar da forte repressão, a Frente Nacional Contra o Golpe de Estado anuncia a continuidade das mobilizações.

"Vocês, de organizações internacionais, façam algo por nós. Já basta de tanta violência", nos implora uma professora agredida na manifestação, que se refugiou no Centro de Estudos da Mulher, em Tegucigalpa.

A Missão Internacional de Solidariedade, Observação e Acompanhamento é formada por:
Bernadete Esperança Monteiro, Marcha Mundial das Mulheres (Brasil)
Claire Chastain, Relações Internacional do Partido Comunista Francês e Partido da Esquerda Européia (França)
Joao Batista Gomes, sindicalista da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Brasil
Martha Figueroa Mier, ativista da Marcha Mundial das Mulheres (México)
Mauricio Valiente, Comissão Espanhola de Ajuda ao Refugiado - CEAR (Espanha)
Nora Cortiñas, Madres de la Plaza de Mayo-Linha Fundadora / Jubileu Sur (Argentina)
Oscar Romero, Serviço Internacional Cristão de Solidariedade (SICSAL), El Salvador
Padre Efrén Reyes, do Serviço Internacional Cristão de Solidariedade com os Povos da América Latina
Thomas Wallgreen, vereador do Partido Socialdemocrata da Finlândia em Helsinki e membro da Coallition for Comprehensive Democracy – Vasudhaiva Kutumbakam (Finlandia)
Tom Kucharz, ativista do grupo Ecologistas en Acción/Transnational Institute (Espanha)

A Missão Internacional de Solidariedade, Observação e Acompanhamento a Honduras, na qual participam redes, movimentos sociais, ONGs, organizações de direitos humanos e responsáveis políticos da Europa e América Latina, é organizada pela Rede Birregional Europa, América Latina e o Caribe Enlaçando Alternativas.


Mais informações: +504 - 898 52 607 / +504 – 964 23 566 / +504 – 965 93 265 / +504 965 91 621

Sem comentários: