segunda-feira, junho 01, 2009

Vidas alternativas: edição 172

Para começar, o VA172 apresenta-se a explicar o que é a Rede Social do Seixal, uma estrutura modelo da respectiva câmara, de suporte em rede à populaçao do concelho. Por isso falamos com dois dos seus responsaveis técnicos que nos explicam os objectivos.

Seguimos depois as conversas com a Drª Leonor Baeta, psicóloga que está a fazer um trabalho de entrevistas para a Comissão Europeia sobre as discriminações e a forma como são cumpridas as respectivas directivas nos diversos países da comunidade.

E por causa das discriminções, particularmente dos lgbt, na Escola Secundária de Oliveira de Azemeis, 5 alunas do 12º ano resolveram fazer um trabalho de projecto muito interessante. Depois, convidaram-nos, assim como ao Portugal Gay, uma psicóloga e um padre para o comentar. Daqui, resultou uma entrevista com o padre Artur de Matos, missionário, sobre a sua actividade em Angola e tambem a sua perpectiva sobre a homossexualidade no âmbito de uma pastoral mais aberta.

Por fim virámo-nos para um tema de maior espiritualidade. Referimo-nos ao Krya Yoga e para isso falámos com Bruno Sampaio que nos explica o verdadeiro sentido da práctica desta disciplina, o que é esta escola de yoga e como pode ser seguida em Portugal.

O último dia de Maio ficou marcado pela iniciativa de um interessante movimento da sociedade civil. Mais de 900 pessoas dos mais diversos quadrantes, maioriotariamente heteros, assinaram um manifesto do Movimento pela Igualdade pelo Casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A apresentaçao deu-se no cinema S. Jorge, cuja sala estava quase cheia, e teve para começar, no palco, 5 oradores (como lsabel Moreira, constitucionalista), que apresentaram as sua razões para serem subscritores deste movimento social de luta pela democracia e pela igualdade em Portugal (ver www.igualdade.net).
Ana Zanati, conhecida sobretudo da nossa televisão, fez o seu "coming out" na interessante intervenção que proferiu. Daniel Sampaio, psicólogo, também apresentou as razões porque todos os cidadãos devem apoiar este movimento.

Fazemos, agora, um apelo às rádios locais do país para que se informem e abram discussões sobre este tema nas suas programações, pois é no interior do país que a questão precisa de ser mais aflorada e a luta contra a homofobia mais assumida por todas e todos .

Na véspera, Sábado, houve de novo uma grande manifestação de professores, em Lisboa, entre 55 a 70 mil manifestantes ,segundo diferentes contagens. Mais uma vez fica claro que há um enorme descontentamento na classe pela forma como o Governo tem conduzido o processo.
Lamentavelmente, os sindicatos têm feito mais política partidária, a favor dos partidos que representam, do que politica pelos professores e pelo ensino.
Contudo, isso não desligitima o movimento de protesto e reivindicativo da classe para se fazer ouvir e inverter os erros que a proposta de avaliaçao do ministério traz ao ensino e a injustiça dos bloqueamentos na progressão das carreiras.
É tempo de o PS escutar o desespero deste importante grupo social, até porque grande parte dos professores são uma base social de apoio e de voto neste partido que agora os pode perder, definitivamente, ao constarem que não são ouvidos nas seus legítimos anseios.

editor -antonio serzedelo

2 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

lgbt é a abreviacao de ???

um beijinho

Antonio disse...

Boa pergunta!

Tanto quanto sei é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros.