quarta-feira, junho 24, 2009

Brasil: pelo reconhecimento da RASD

MANIFESTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS PELO RECONHECIMENTO DA REPÚBLICA ÁRABE SAARAUI DEMOCRÁTICA-RASD - SAARA OCIDENTAL

AO POVO BRASILEIRO

São Paulo, Brasil, 22 de maio de 2008.

Convocamos todo o povo brasileiro a participar ativamente da campanha internacional pelo reconhecimento da República Árabe Saaraui Democrática (RASD-Saara Ocidental). O Saara Ocidental é uma região que foi disputada por diversas forças colonialistas/imperialistas durante todo o século XX.

Entre 1882 e 1975 a Espanha colonizou a região, impedindo assim a autodeterminação e a independência nacional do povo saaraui. A ditadura espanhola do General Franco faz um acordo com Marrocos e Mauritânia, para que estes países ocupassem militarmente a região após a saída dos colonizadores. Em outubro de 1975 as forças armadas marroquinas iniciam a invasão, pelo norte, do Saara Ocidental, enquanto, pelo sul, ocorre a invasão comandada pelo governo da Mauritânia.

Desde 1973 o povo saaraui, num corajoso ato de unidade contra os colonialistas, se organiza através da Frente Popular para a Libertação de Saguia el Hamra e Rio de Oro (Frente Polisário), que após muitas lutas, proclamou em 27 de fevereiro de 1976 a independência, e iniciou, a partir deste momento, a construção da estrutura econômica, social e política da nova república soberana.

Desde 1976 os representantes da RASD percorrem o mundo para garantir o apoio internacional para sua justa e legítima reivindicação de total soberania e independência sobre o seu território nacional. A justiça dessa causa teve como resultado inúmeras resoluções da ONU e da Organização para a Unidade Africana (OUA) favoráveis à luta do povo saaraui, bem como o reconhecimento da RASD por 82 países, sendo 28 deles da América Latina. Para nossa vergonha, Brasil (junto com Chile e Argentina) é um dos países de nossa região que ainda não se posicionou a favor do reconhecimento.

Milhares de homens e mulheres saaraui tem dedicado sua vida numa luta desigual contra um inimigo que é hoje um dos principais aliados do imperialismo estadunidense na África, o reino de Marrocos, um dos poucos países que apoiaram a invasão dos EUA no Iraque, em 2003.

Movidos pelo sentimento de solidariedade já expressado por diversas organizações, pessoas e governos do mundo para com a justa luta do povo saaraui e da Frente Polisário, convocamos todas as forças democráticas, progressistas e antiimperialistas do Brasil e da América Latina a somar forças nessa luta internacional pelo imediato reconhecimento da República Árabe Saaraui Democrática (RASD).

Nós, trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, solidários à Frente Polisário e ao povo saaraui, exigimos que o governo brasileiro tome uma posição favorável ao imediato reconhecimento da independência do Saara Ocidental, bem como realize ações que visem estabelecer relações econômicas, políticas e diplomáticas com os legítimos representantes da República Árabe Saaraui Democrática.

Por um mundo sem colonialismo/imperialismo!
Pela soberania e pela autodeterminação nacional saaraui!
Pela solidariedade e unidade entre o povo brasilero e o povo saaraui!
Viva a República Árabe Saaraui Democrática!

Sem comentários: