quarta-feira, abril 15, 2009

VA 165: sinopse

O VA reaparece depois das férias da Páscoa.

Reabre com a grave questão da Palestina, ouvindo Sandra Benfica que em Fev/Março deste ano integrando uma delegaçao do CPPC, Conselho Português para a Paz e Cooperação, visitou os Territórios Ocupados.A Sandra conta-nos o que viu e sentiu e o sofrimento de todos os Palestinianos, mas, sobretudo, o das crianças e mulheres. Tudo o que fazemos pela Palestina é pouco! Eles precisam de nós, da nossa solidariedade, para denunciar perante o mundo ocidental a terrível ocupação de que são vitimas há mais de 50 anos.

Depois fomos falar com um economista luso-venezuelano, Augusto Léon, que aborda alguns dos problemas graves por que agora passa a situação na Venezuela e compara-os com o se passa em Portugal, referindo, inevitavelmente, a crise que atravessamos.

Já noutro registo quisemos ouvir um jovem homem gay, Ricardo Francisco, autor de um livro confessional "Terás coragem de me partilhar?" e que agora se propôs escrever com muitos outros, e outras, homos e heteros, uma antologia de histórias de vida, vistas pela positiva, sobre as múltiplas vivências, tão ricas, das lésbicas e gays. Certamente, teremos ouvintes interessados em partilhar com ele esta antologia.

Terminamos com um mini concerto de guitarra. Ouvimos tocar o músico Marco Alonso, de 27 anos, que veio ao VA fazer uma performance de Flamenco, numa nova perspectiva musical

Comentários da semana:
1 - O lançamento público do Apelo para a "Convergência de Esquerda", em Lisboa, uma iniciativa dos Reformadores, na segunda feira, dia 13, pelas 17.30 no Palácio Galveias. Tenta-se assim reunir, numa só plataforma, os candidatos à esquerda para a CML, coisa que, naturalmente, subscrevemos e parece de algum bom senso.

2 - Outra questão prende-se com o processo Freeport, cada vez mais enredado, sujeito a pressões de todos os lados, pondo já em jogo até a credibilidade o próprio Procurador Geral de República, que começou tão bem o seu mandato e agora parece patinar neste lodaçal de contradições.

Enfim, oiçam os nossos convidados e comentem-nos! Estamos atentos às vossas sugestões,que agradecemos.

António Serzedelo - editor

www.vidasalternativas.eu

Sem comentários: