quarta-feira, abril 15, 2009

Portugal: EntreSerras


MicroFestival de Vivências e Diversidades (30 de Abril - 3 de Maio, Retiro da Fraguinha, Candal, Cabreiros)

O EntreSerras quer Descobrir a Serra da Arada vivendo uma experiência ímpar para desvendar o seu património natural, cultural e gastronómico e partilhar por uns dias as vivências das gentes serranas, o seu labor e as suas alegrias. É um micro-festival participativo de ritmo lento, seguindo o transpirar de uma serra com dezenas de milhões de anos, as rotas dos pastores, o voar das borboletas, o engenho da sobrevivência na serra e a alegria das noites nas aldeias.

De manhã, as Diversidades da serra revelam os seus segredos: laboratórios de natureza, turfeiras e bosques, vertebrados, invertebrados, plantas e musgos contam as suas histórias espantosas; aprende-se a fazer brinquedos para os mais novos e outras artes já esquecidas.

À tarde, as vivências serranas são partilhadas: o lavrar da terra, a preparação da broa e mezinhas ou a arte de obter mel das laboriosas abelhas a ter lugar nas aldeias de Candal, Cabreiros e Póvoa das Leiras, com paisagens deslumbrantes de vales abruptos trabalhados milenarmente pelo Homem.

À noite, é tempo de serão, de canções e ladainhas, bailes e brincadeiras, jogos e histórias, estrelas e arraiais. Tudo termina no Domingo com uma corrida de carrinhos de rolamentos e uma gincana de burros!

Organiza: Pés na terra, Ideias Sustentáveis, AEPGA, Lud In e Ass. Cultural de Candal

Cartaz EntreSerras para descarregar: http://photos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc1/hs032.snc1/3227_1082460955876_1656912819_181380_1236500_s.jpg

EntreSerras - Blog provisório: http://entreserras-microfestival.blogs.sapo.pt/

Incrições: http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=cHp6aS1FTkg5S29NWGwycktwb3ZzV2c6MA.

--
http://www.ideias-sustentaveis.com/

Sem comentários: