sexta-feira, abril 03, 2009

Lisboa: especialista em genética molecular fala sobre OGMs

Conferência: especialista em genética molecular vem a Lisboa falar sobre transgénicos

Veja o excelente documentário O Futuro da Alimentação sobre os perigos de saúde / ambientais / económicos / políticos dos "alimentos" OGMs em:
http://stopogm.net/?q=node/572 | http://stopogm.net/?q=node/543


Venha assistir!

TRANSGÉNICOS - ENTRE A LIBERDADE CIENTÍFICA E AS OPÇÕES DE CONSUMIR
Doutor Christian Vélot

Sábado, 4 de Abril, 10 às 13h Entrada livre*

Sala Polivalente do ICS, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa** Avenida Professor Aníbal de Bettencourt 9 1600-189 LISBOA

Já ouviu dizer que os transgénicos vão ajudar a acabar com a fome no mundo? Venha agora ouvir o outro lado da história. Neste seminário encontrará amplas oportunidades de colocar questões e interagir com o orador. Temas a tratar incluem a falta de liberdade para investigar os riscos dos alimentos transgénicos, a incapacidade intrínseca do sistema europeu de aprovações, a toxicidade já demonstrada e, sim, também as razões pelas quais a fome no mundo vai aumentar - e não diminuir - com as culturas transgénicas. (Dica: sendo os Estados Unidos o país que cultiva mais de metade dos transgénicos produzidos no mundo, não devia já ter melhorado a sorte dos 30 milhões de americanos que passam fome diariamente?)

A conferência terá lugar em inglês, sem tradução. As perguntas podem ser colocadas em português.

Sobre o orador: Christian Vélot é Doutorado em Biologia, "Maître de Conférences" em genética molecular na Universidade de Paris-Sul e dirige uma equipa de investigação no Instituto de Genética e Microbiologia do Centro Científico de Orsay. Paralelamente mantém uma intensa actividade cívica na área da biossegurança, o que conduziu a sucessivos embates com a sua hierarquia profissional ao ponto de ser convidado a abandonar o emprego. Enquanto "whistleblower" (lançador de alerta) Christian Vélot tem denunciado os riscos associados à engenharia genética alimentar, nomeadamente em termos da incerteza associada, falta de investigação credível e deficiente acesso do público. É autor do livro OGM: Tout s'explique.

Embora não seja absolutamente obrigatória, agradece-se inscrição até à véspera através de um email simples para o endereço velotportugal@gmail.com - agradecemos que indique no email que questões gostaria de ver respondidas pelo orador.

** Para mapa e transportes ver aqui: Organização: Seminário em Tecnociência, Risco e Responsabilidade ICS/ISEG-SOCIUS


Fonte: http://gaia.org.pt/node/14844

Sem comentários: