sexta-feira, janeiro 02, 2009

Fim aos massacres na Faixa de Gaza

Associações portuguesas contra massacre na Faixa de Gaza

Convocada concentração para o dia 8 de Janeiro em Lisboa

Face aos dramáticos desenvolvimentos da situação na Faixa de Gaza, um conjunto de organizações portuguesas realizou hoje, dia 30, às 11h30, na sede do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em Lisboa, uma conferência de imprensa.

As organizações presentes condenaram unanimemente o massacre em curso na Faixa de Gaza contra o povo palestiniano executadas pelo governo israelita, que já provocou centenas de mortos e mais de 1500 feridos fundamentalmente entre a população civil, e exigem do governo português uma firme posição nas diferentes instituições internacionais para que este massacre seja travado.

Desta forma, as organizações presentes, certas de expressarem os anseios de paz de parte significativa do povo português, juntam-se aos milhares que, em todo o mundo, em centenas de iniciativas, demonstraram o seu repúdio pelos ataques israelitas e exigem o fim imediato das agressões e o início de levantamento do bloqueio a Gaza como condições imediatas para uma solução justa que garanta o direito do povo palestiniano ao seu estado soberano e independente.

Nesse sentido, foi anunciada a intenção de realizar, no dia 8 de Janeiro, uma concentração em Lisboa, em hora e local a anunciar oportunamente.

As organizações subscritoras apelam a todos os cidadãos e cidadãs e demais associações e organizações para que se juntem a este protesto e exijam, em todas as instâncias, a paz no Médio Oriente e o respeito pelos direitos do povo da Palestina.

Estiveram presentes nesta conferência de imprensa:

  • Conselho Português para a Paz e Cooperação/CPPC

  • Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional/CGTP-IN

  • Movimento Democrático de Mulheres/MDM

  • Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente/MPPM

  • Tribunal-Iraque (Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque)

  • Comité de Solidariedade com a Palestina


Lisboa, 30 de Dezembro de 2008

Sem comentários: