Que la pluma sea también una espada y que su filo corte el oscuro muro por el que habrá de colarse el mañana [Subcomandante Marcos]
terça-feira, dezembro 09, 2008
Debate: a crise como oportunidade de viragem
No próximo dia 15 de Dezembro um grupo de cidadãs e de cidadãos vai promover no hotel Zurique, em Lisboa, pelas 21,00h, um debate subordinado ao tema «Crise: uma oportunidade de viragem – para onde queremos ir?».
Trata-se de uma questão que tem vindo a ganhar centralidade nas diversas abordagens que têm vindo a ser feitas à actual crise, que muitos estimam que não é só financeira e económica, mas também política, ética e intelectual.
Muitos estudiosos e analistas limitam a sua dimensão à área financeira, acreditando que restabelecendo regras e mecanismos de controlo se regressará ao status quo ante. Mas outros, porém, alertam para que a mesma é mais profunda, é a expressão do esgotamento do modo de produção em que temos vivido nos últimos 500 anos.
Independentemente das leituras que se façam a ultrapassagem da situação actual será o resultado daquilo que formos capazes de propor e realizar. A crise poderá ser uma oportunidade de viragem para a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática e mais igualitária. Mas essa oportunidade não nos será oferecida. Há que procurá-la. Há que conquistá-la. Daqui a interrogação de para onde se quer ir.
E para sabermos para onde querem ir os promotores desta iniciativa, quais os seus objectivos e motivações, fomos falar com André Freire e Ulisses Garrido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário