domingo, agosto 10, 2008

Brasil: não à oligarquia e ao imperialismo!





08-Ago-2008 - http://www.cut.org.br/

Com a presença da consulesa boliviana, Plenária da CUT manifesta solidariedade ao governo Evo

A cônsul geral da República da Bolívia, Shirley Orozco, participou nesta quinta-feira (7) da manifestação de solidariedade ao governo Evo Morales e ao povo boliviano, realizada durante a Plenária Nacional da CUT. No próximo domingo, dia 10, a Central integrará a delegação internacional de observadores ao referendo revogatório, que definirá sobre a continuidade dos mandatos do presidente e de oito governadores do país.

"Frente às ameaças da direita e da reação contra os inegáveis avanços em curso na Bolívia, reafirmamos aqui nosso compromisso com a defesa do governo Evo Morales, que representa a luta comum dos povos da nossa América pela soberania, com desenvolvimento e justiça social", declarou o secretário de Relações Internacionais da CUT, João Felício.

A consulesa boliviana sublinhou que a luta de seu povo é mais do que nunca por dignidade e soberania, que começaram a ser recuperadas nas lutas contra a privatização da água e em defesa do gás, que levaram à eleição de Evo, à nacionalização dos hidrocarbonetos e ao avanço da reforma agrária, dos investimentos em saúde e educação. De acordo com Shirley, com a retomada das riquezas nacionais em benefício da população, a Bolívia conta hoje com mais recursos para as áreas sociais.

Apenas nos últimos dois anos, sublinhou, foram alfabetizadas 87,9% das pessoas maiores de 15 anos, restando alfabetizar apenas 1,7% de pessoas, o que converterá o país, ainda este ano, em território livre do analfabetismo.Para a consulesa, a solidariedade internacional cumpre um papel importantíssimo para o isolamento dos golpistas e fascistas, que buscam fazer retroceder a marcha da história, retornando ao período neoliberal, de desmonte do Estado, arrocho e completo abandono das grandes maiorias em benefício das transnacionais e da oligarquia.

Coordenando a mesa dos debates, Júlio Turra, da executiva nacional, destacou o empenho da militância cutista com a sustentação de um projeto de desenvolvimento nacional e popular, que enfrenta ataques do imperialismo, de fascistas, racistas e dos grandes meios de comunicação, que manipulam e desinformam.

Ao final do ato, foi realizado o pré-lançamento do livro Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo, do assessor de Comunicação da CUT Nacional, Leonardo Wexell Severo. Com prefácio de João Felício, o livro reúne reportagens realizadas recentemente em Tarija e La Paz, fazendo uma contundente denúncia da manipulação dos meios de comunicação contra o governo Evo e a integração latino-americana. O ato de lançamento está marcado para o próximo dia 17, às 17 horas, na Bienal do Livro.

Sem comentários: