sábado, julho 19, 2008

Transformar as ideias em movimento


No último ano apareceram várias publicações em formato digital (pdf), acessíveis via Internet, que se propõem contribuir para inovar a reflexão e a prática social em Portugal.

Algumas já aqui as noticiámos. É o caso da Mudar de Vida - que também tem uma edição em papel - e, mais recentemente, da edição portuguesa da Monthly Review.

Soubemos, entretanto, da publicação de mais duas: a Revista Rubra, uma revista temática bimestral a que ainda não tivemos acesso, e, no dia 14 de Julho, a Ops!, que se apresenta como a expressão de uma corrente de opinião socialista na qual se associam elementos da antiga candidatura presidencial de Manuel Alegre com outras correntes de pensamento que se reclamam da esquerda.

Como escreve este deputado do PS no editorial, estamos na «Hora de resistir, de debater e de assumir e divulgar a nossa opinião socialista».

Como também escreveu um grande pensador do séc. XIX, «a prática é o critério da verdade». Cá estaremos para participar no debate.

5 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

«a prática é o critério da verdade». Sim, e tambem da eficacia !!! Acho que o que falta nao sao mais palavras, sao mais actos, mais sentido de responsabilidade,menos culto do consumismo e da ignorancia.

Antonio disse...

De acordo. Não esquecendo, porém, que as palavras têm de ser a clarificação dos actos. No fundo, a "velha" dialéctica entre pensamento e acção ...

WOLKENGEDANKEN disse...

Na teoria concordamos, mas acho que actualmente há um superavit impressionante de palavras. Tantas coisas foram ditas e verbalmente concretizadas. Existem os direitos humanos, as Nacoes Unidas, o protocolo de Kiyoto etc etc... onde há deficit é na realizacao. Nao achas ?

Gosto do teu blog por ser informativo.

cumprimentos

Antonio disse...

Sim, acho. A realização, porém, exige instrumentos de intervenção social que não são fáceis de construir.

Obrigado. É esse precisamente o nosso esforço.

Anónimo disse...

Bom, dia,
O meu nome é Raquel Varela e sou directora da Rubra. Temos muito gosto em vos enviar um nº da revista, se nos derem a morada. Para o email revistarubra@gmail.com
Abraço
Raquel